PIBID E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A FORMAÇÃO INICIAL COMO SUBSÍDIO À FUTURA ATUAÇÃO.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PIBID E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A FORMAÇÃO INICIAL COMO SUBSÍDIO À FUTURA ATUAÇÃO.
Autores
  • Carine Dalsasso
  • Keli Cristina Calisto
  • Raquel Brochier Duarte
  • Tais Regina Freo
  • Luci Mary Duso Pacheco
  • Vildes Mulinari Gregolon
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22446-PIBID-E-PRATICAS-PEDAGOGICAS--A-FORMACAO-INICIAL-COMO-SUBSIDIO-A-FUTURA-ATUACAO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Formação Profissional, PIBID, Relação Teoria e Prática, Formação Inicial.
Resumo
Este trabalho originou-se das leituras e discussões agregadas às práticas desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O estudo realizado tem como objetivo proporcionar a compreensão de que o professor somente efetiva sua prática docente, na medida em que amplia a consciência sobre a própria prática educativa, sendo assim aponta-se de que valorizar o trabalho docente significa dotar os professores de perspectivas que os ajudem a compreender os processos históricos, sociais, culturais, nos quais exerce sua função. Neste sentido compreendemos que o PIBID vem a somar com a formação inicial e contínua dos futuros professores, auxiliando na construção teórica e prática. Sendo assim utilizou-se o método qualitativo e descritivo para o estudo do tema, favorecendo o aprofundamento teórico do assunto abordado, assim relatando uma prática realizada do PIBID. Interligando a teoria e a prática, compreendendo que o PIBID reforça este essencial como uma contribuição, pensando nisso, o mesmo vem a desenvolver atividades que contribuem para a formação docente assim realizamos práticas com alunos do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação 22 de maio. Diante disso desenvolvemos uma gincana de fechamento das atividades do Curso, foi de suma importância o trabalho desenvolvido pelas acadêmicas bolsistas, sendo que integrou os alunos participantes, a metodologia utilizada para a gincana foi uso de atividades práticas de cunho pedagógico, com reflexões havendo um diálogo e integração com os alunos envolvidos realizadas com grande sucesso integrando-os, bem como possibilitando a ligação com a práxis, os assuntos abordados eram compreendidos e assimilados com a prática pedagógica, fazendo com que a aprendizagem fosse dinamizada entre o grupo, possibilitando o fortalecimento da pesquisa e uma relação com a formação continuada, sempre atualizando-se , aperfeiçoando-se para poder mudar quando é necessário. A construção da profissionalidade docente, por ser um espaço em aberto, envolve uma gama de processos de ação e reflexão, trocas e interações os quais dão forma ao compartilhamento de aprendizagens significativas ao constituir-se professor. Imbricados nesta perspectiva, os objetivos do PIBID ao proporcionar a seus bolsistas uma melhor e mais qualificada formação tende a auxiliar para a melhor qualidade profissional de futuros professores.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

DALSASSO, Carine et al.. PIBID E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A FORMAÇÃO INICIAL COMO SUBSÍDIO À FUTURA ATUAÇÃO... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22446-PIBID-E-PRATICAS-PEDAGOGICAS--A-FORMACAO-INICIAL-COMO-SUBSIDIO-A-FUTURA-ATUACAO. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes