A INFLUÊNCIA DAS AÇÕES DO PIBID NA COMUNIDADE ESCOLAR

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DAS AÇÕES DO PIBID NA COMUNIDADE ESCOLAR
Autores
  • Fernanda Hart Garcia
  • Adriana Andrade Bastos
  • Adriana Clara Pezzini de Oliveira
  • Juliana Diniz Lima
  • Rosangela Peixoto Ceretta
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A gestão escolar e a formação de professores (uma abertura para integrar direção escolar e o Pibid)
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22423-A-INFLUENCIA-DAS-ACOES-DO-PIBID-NA-COMUNIDADE-ESCOLAR
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Matemática, Gestores, Escola.
Resumo
Muitas são as preocupações acerca do processo de ensino e de aprendizagem da matemática, pois os índices mostram o grande fracasso que tem sido os resultados das avaliações neste componente curricular. Diante disso, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) vem como um alento e traz consigo a esperança de encontrar formas diversas de contribuir para a melhoria deste quadro, pois além de contribuir significativamente para a formação inicial dos licenciandos, para a formação continuada dos professores supervisores e para a aprendizagem das crianças e jovens atendidos pelo programa, o PIBID cativou a comunidade escolar, ou seja, o programa consolidou-se e ganhou a confiança dos gestores das escolas parceiras, bem como dos familiares dos educandos, tornando-se efetivamente parte da escola. Sendo assim, este trabalho tem como principal objetivo, investigar e analisar as dimensões da influência das ações do programa aos olhos da comunidade escolar, com foco nos gestores e professores das escolas parceiras, bem como familiares dos alunos atendidos. Para isto, utilizou-se como metodologia uma abordagem quantitativa e também qualitativa, através de entrevistas com os gestores (direção, coordenação e supervisão escolar) das escolas e com uma amostra de pais e familiares dos educandos atendidos, onde os mesmos deveriam responder algumas questões de caráter objetivo, a fim de quantificar e qualificar aspectos relevantes da atuação do PIBID na escola, evidenciando, ou não, a importância do mesmo no âmbito escolar e social. Através da pesquisa constatou-se que ser contemplada pelo programa é uma espécie de orgulho para escola, contribuindo para a valorização do conhecimento e instigando os professores de todas às áreas a buscarem novas alternativas para aprimorar o seu fazer docente e assim, contribuir para a efetivação da aprendizagem dos alunos, fazendo-os sujeitos mais críticos, autônomos, criativos e cidadãos. Além disso, o PIBID é visto pelos familiares dos educandos como uma oportunidade que eles tem de aprimorar a sua formação e melhorar o desempenho em sala de aula, obtendo melhores resultados. Sendo assim, é possível afirmar que as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência são vistas como extremamente positivas pela comunidade escolar e atingem também dimensões sociais, pois contribuem para que os alunos produzam conhecimentos e tenham condições de se desenvolverem plenamente, sendo sujeitos participativos e atuantes na sociedade em que vivem.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GARCIA, Fernanda Hart et al.. A INFLUÊNCIA DAS AÇÕES DO PIBID NA COMUNIDADE ESCOLAR.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22423-A-INFLUENCIA-DAS-ACOES-DO-PIBID-NA-COMUNIDADE-ESCOLAR. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes