A HABILIDADE DA ESCRITA NAS AULAS DE ESPANHOL: UM ESTUDO COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A HABILIDADE DA ESCRITA NAS AULAS DE ESPANHOL: UM ESTUDO COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
Autores
  • Luana Malanczyn de Lima
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22315-A-HABILIDADE-DA-ESCRITA-NAS-AULAS-DE-ESPANHOL--UM-ESTUDO-COM-ALUNOS-DE-ENSINO-MEDIO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Gêneros textuais, Ensino de Língua Espanhola, PIBID, Habilidade Escrita.
Resumo
Pretende-se com este estudo, ainda em andamento, abordar a habilidade escrita nas aulas de língua espanhola de alunos de uma escola pública da região de Ponta grossa, interior do Paraná. Esta abordagem se desenvolve através do projeto PIBID, na subárea de Espanhol da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tal projeto tem como um dos seus eixos de fundamentação teórica o trabalho com os gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008; BAKHTIN, 2003 e DCE-PR, 2008) e atua desde 2011 na escola pública que é o foco deste estudo. Segundo as DCE-PR (2008, p. 58), “O trabalho com a Língua Estrangeira Moderna fundamenta-se na diversidade de gêneros textuais e busca alargar a compreensão dos diversos usos da linguagem (...)”. A produção deste artigo se deu através da motivação do projeto para que cada bolsista desenvolva, no decorrer do seu percurso no projeto, um artigo, este artigo deve estar embasado em um dos eixos de pesquisa pré-determinados pelo projeto, e a temática aqui escolhida se encaixa no eixo que trata sobre o ensino de gêneros textuais nas aulas de espanhol/português: teoria e prática. Ainda para a escolha da temática abordada foi levado em consideração o baixo número de bibliografia que aborda o tema e também porque, através das observações feitas em sala de aula, verificamos dificuldades nas turmas observadas. O objetivo geral do estudo aqui apresentado é estudar como está à habilidade da escrita dos alunos na língua espanhola, língua estrangeira, no contexto de uma escola pública de ensino médio no interior do Paraná; tal objetivo está divido em três objetivos específicos que são: discutir teorias sobre o ensino/aprendizagem da escrita no ensino de língua espanhola; definir o que é a habilidade escrita para o ensino da língua espanhola/estrangeira; avaliar a habilidade da escrita em alunos do ensino médio no contexto de um projeto PIBID, com base nas teorias discutidas. A metodologia se deu primeiramente pela apresentação da proposta a ser pesquisada para o grupo PIBID. Através da apresentação os bolsistas, a professora coordenadora e as professoras supervisoras puderam discutir sobre o tema e fazer sugestões. A segunda etapa do desenvolvimento se deu pela busca bibliográfica e ficou decidido que, para a realização final do artigo, seria feito um levantamento bibliográfico sobre o tema pesquisado, uma vez que pesquisas relacionadas ao tema são escassas. Para finalizar, serão realizadas análises das produções realizadas por alunos das escolas em que o PIBID atua. Com essas análises, será definido como os alunos estão desenvolvendo a habilidade escrita e como o projeto vem atuando com relação a esta temática.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LIMA, Luana Malanczyn de. A HABILIDADE DA ESCRITA NAS AULAS DE ESPANHOL: UM ESTUDO COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22315-A-HABILIDADE-DA-ESCRITA-NAS-AULAS-DE-ESPANHOL--UM-ESTUDO-COM-ALUNOS-DE-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes