A EJA E AS PERSPECTIVAS DE UMA INCLUSÃO SOCIAL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A EJA E AS PERSPECTIVAS DE UMA INCLUSÃO SOCIAL
Autores
  • Mauro José da Rosa
  • Aline de Assis Scherer
  • APARECIDA DO ROCIO BUENO
  • Monik Figueiredo Vasques
  • Idayane Salete Córdova
  • Vanderlea Ana Meller
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22307-A-EJA--E-AS-PERSPECTIVAS-DE-UMA-INCLUSAO-SOCIAL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
EJA. Inclusão social. Cidadania.
Resumo
O direito à educação não pode ser desvinculado dos direitos sociais. Os direitos humanos são todos interdependentes. Em relação às demandas de sujeitos da EJA (trabalhadores, trabalhadoras), também é possível reconhecer concepções que se entrelaçam, de forma que as pessoas com deficiência e os jovens e adultos em processo de escolarização atravessam o contexto atual com a mesma necessidade: a de serem reconhecidos além de suas carências, além de uma visibilidade dada por suas vulnerabilidades ou pela negação de sua condição como sujeitos históricos. Pensando neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo refletir e executar práticas pedagógicas em consonância com as singularidades dos seus sujeitos e à inclusão do jovem e adulto com deficiência no ensino comum, a partir da modalidade da EJA, mediante o entendimento de que esse espaço escolar pode constituir-se como lugar potente e legítimo para atender as necessidades específicas dessa faixa etária e como meio de prover continuidade ao desenvolvimento humano e social das pessoas com deficiência; pensar uma política pública para a EJA compreendendo essa identidade coletiva, refletindo sobre políticas afirmativas para esse coletivo de sujeitos, historicamente negado, como fundamento e identidade da EJA. Assim sendo, a EJA transforma-se quando entendido como um processo coletivo de construção e valorização do ser humano para sua formação enquanto indivíduo como sujeito em uma educação como forma de superar obstáculos da realidade. Na EJA o acesso e a permanência dos alunos é um desafio para as escolas que compreendem que os alunos, tanto quanto os professores já vem de uma jornada de trabalho. As instituições escolares, embora muitas vezes sem respaldo, não possuem domínio conceitual sobre a EJA como modalidade de ensino e acabam negligenciando a implantação das políticas educacionais para o atendimento dos alunos da EJA. Os objetivos primordiais desta é possibilitar a valorização e a descoberta de novos conhecimentos, com práticas educacionais que permitam alguma perspectiva de mudanças para o ser humano que passa por um processo de reconstrução dos padrões ou valores organizados, de forma que, ele possa reconhecer que o seu presente é um campo aberto de possibilidades reais. É inegável a expansão da EJA como modalidade escolar no Brasil. E embora esta modalidade de ensino atenda a jovens e adultos com deficiência ou também aos indivíduos excluídos ou discriminados, é neste espaço democrático que devemos construir uma sociedade mais solidária, partilhando o conhecimento e a experiência com o diferente. A partir deste contexto disponibilizar conteúdos aos alunos que serão trabalhados em grupos ou na opção individual trazendo para sala de aula o seu contexto diário dentro da sistematização do saber escolar. A EJA é o universo de reconstrução do ser humano, estímulo de ideias, descoberta e apropriação da sua própria história, ainda continua sendo para alguns um fardo pesado. Na realidade, falta ainda desconectar a modalidade da EJA do currículo convencional e da visão ingrata da exclusão e reprovação deste público que por ser diferente, para muitos profissionais da educação ou para própria sociedade já se faz apático às mudanças do sujeito.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ROSA, Mauro José da et al.. A EJA E AS PERSPECTIVAS DE UMA INCLUSÃO SOCIAL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22307-A-EJA--E-AS-PERSPECTIVAS-DE-UMA-INCLUSAO-SOCIAL. Acesso em: 28/03/2024

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