NOVOS HORIZONTES A CERCA DA GEOMETRIA UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA PELO PROGRAMA PIBID SUBPROJETO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO NORMAL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
NOVOS HORIZONTES A CERCA DA GEOMETRIA UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA PELO PROGRAMA PIBID SUBPROJETO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO NORMAL
Autores
  • Daniela Jéssica Veroneze
  • Cezar Rodrigo Da Silva
  • Nelize Fracaro
  • Patricia Sandri
  • Raquel Anger Bulling
  • Simone Fátima Zanoello
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22300-NOVOS-HORIZONTES-A-CERCA-DA-GEOMETRIA-UMA-PRATICA-DESENVOLVIDA-PELO-PROGRAMA-PIBID-SUBPROJETO-DE-MATEMATICA-COM-AL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Vídeos didáticos.
Resumo
Ao longo dos anos de 2010-2015 em que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto de Matemática da URI Erechim, atuou e desenvolveu trabalhos na escola parceira, vislumbrou realizar, sempre que possível, práticas, atividades e projetos que facilitassem e motivassem o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Um dos relevantes projetos desenvolvidos no ano de 2014, foi aplicado à alunos do 1º ao 3º ano do Curso Normal, curso este, que habilita para atuação profissional como professor na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O projeto teve como objetivos: criar vídeos didáticos, os quais levassem os alunos a fazer relações entre a teoria aprendida durante as aulas e a prática que a ela compõe; aprender a partir da pesquisa, tornando-os responsáveis por suas aprendizagens; motivar o ensino da matemática; incentivar o uso de diferentes recursos computacionais-midiáticos; e apresentar uma nova metodologia de trabalho, que poderia ser utilizada em suas futuras práticas. Para o desenvolvimento e o alcance dos objetivos, permeou-se por sete etapas, sendo elas: apresentação e discussão da proposta com os alunos do Curso Normal; definição dos conceitos utilizados para a criação dos vídeos; elaboração e orientação dos roteiros; filmagem; edição dos vídeos; apresentação; e premiação. O projeto foi acolhido pela escola de forma satisfatória. A definição dos temas relacionaram-se aos conteúdos trabalhados durante as aulas de Matemática, sendo que no primeiro ano, os vídeos voltaram-se para conteúdos de funções de primeiro e segundo grau; no segundo ano, apresentaram conceitos e a história da trigonometria; e, no terceiro ano, produziram-se vídeos didáticos sobre geometria plana e espacial. Após a delimitação dos temas a serem trabalhados, os alunos foram desafiados a pesquisar e a elaborar roteiros para posteriores filmagens. Os acadêmicos bolsista orientaram a pesquisa e elaboração dos roteiros, este último, que exigiu dos alunos mais do que significativas aprendizagens a cerca dos conteúdos, suscitando também destes, a criatividade e a transcendência do aprendido, à prática e a um novo contexto. Desse modo, as filmagens foram realizadas pelos alunos, sem a supervisão de professores e acadêmicos bolsistas, uma vez que esta, poderia inibi-los, e também por terem sido executadas em diferentes cidades da região, pelo fato de que este alunos, em sua maioria, habitarem cidades próxima ao município em que a escola parceira se insere. Posterior às filmagens, em sala de aula, com o auxílio dos acadêmicos bolsistas, editaram-se os vídeos, para que por fim, fossem apresentados às demais turmas e a professores da escola e da Universidade. Estes professores foram incumbidos de avaliarem a criatividade, o conhecimento teórico-prático e a estética dos vídeos, bem como premiarem a turma com as melhores produções. Durante o desenvolvimento do projeto, percebeu-se a motivação dos alunos em aprenderem por meio da pesquisa, da criação de vídeos, da utilização dos recursos midiáticos e da relação que puderam fazer entre a teoria e a prática, demonstrando a importância do desenvolvimento deste projeto.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

VERONEZE, Daniela Jéssica et al.. NOVOS HORIZONTES A CERCA DA GEOMETRIA UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA PELO PROGRAMA PIBID SUBPROJETO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO NORMAL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22300-NOVOS-HORIZONTES-A-CERCA-DA-GEOMETRIA-UMA-PRATICA-DESENVOLVIDA-PELO-PROGRAMA-PIBID-SUBPROJETO-DE-MATEMATICA-COM-AL. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes