FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM RELATO DA ORGANIZAÇÃO DA II FIC ADOLFINA (NOVO HAMBURGO, RS).

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM RELATO DA ORGANIZAÇÃO DA II FIC ADOLFINA (NOVO HAMBURGO, RS).
Autores
  • Giulia Frias Santos
  • Aléxia Vitória Thomé Dorneles
  • Adriane da Silva Oliveira
  • Camille Silveira Rolante da Rocha
  • Alessandra Nunes de Amorim Levandoski
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22294-FEIRA-DE-INICIACAO-CIENTIFICA-EM-ESCOLAS-PUBLICAS--UM-RELATO-DA-ORGANIZACAO-DA-II-FIC-ADOLFINA-(NOVO-HAMBURGO-RS)
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Feiras científicas, Escolas Públicas, Método científico.
Resumo
Atualmente o ensino básico público no Brasil vem sendo negligenciado. Devido à desvalorização do professor, cortes de gastos, diminuição de profissionais e apoio pedagógico, a escola pública não está na preferência dos pais e responsáveis. Assim, as redes de instituições privadas são as mais procuradas para quem pode arcar com os custos. Desta forma, na disputa por bolsas de estudos no Ensino Superior, a maioria dos alunos (as) que estudaram em escolas particulares acabam tendo uma maior oportunidade. A realização de feiras científicas pode instigar os(as) alunos(as) no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando novas formas de apreender, além de produzir trabalhos no método científico, tornando assim, o ingresso ao Ensino Superior e o mercado de trabalho mais igualitário. A Feira de Iniciação Científica (FIC) da Escola Adolfina, teve como principal objetivo inserir os discentes no método científico, como também mobilizar a comunidade escolar na organização de eventos pedagógicos. Durante os meses de maio, junho e julho ocorreu a organização da II FIC Adolfina, para a qual, foi criada uma comissão organizadora, onde foi desenvolvido um regimento que descrevia todo o seu funcionamento. Foram formadas 5 categorias, que dividiam os participantes da educação infantil, das turmas de 1º ao 3º ano, 4° e 5º ano, 6º e 7° ano e das turmas de 8° e 9°. Cada categoria deveria corresponder às exigências esclarecidas no regulamento. Durante esse período, os discentes tiveram auxílio e acompanhamento pedagógico. Todos os professores foram envolvidos na II FIC, os professores de séries iniciais orientavam os trabalhos de sua turma, enquanto professores de séries finais orientavam grupos. Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), participaram de toda organização. Também foram criadas páginas na internet, onde os grupos poderiam inscrever os trabalhados, assim como a comunidade pode se inscrever para função de avaliadores. A referida feira ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de Agosto com apresentação de aproximadamente 70 trabalhos de diversos temas, sendo que dez trabalhos foram premiados na escola, dentre os quais, um foi premiado com o 1° lugar na Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (FEMITEC).
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTOS, Giulia Frias et al.. FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM RELATO DA ORGANIZAÇÃO DA II FIC ADOLFINA (NOVO HAMBURGO, RS)... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22294-FEIRA-DE-INICIACAO-CIENTIFICA-EM-ESCOLAS-PUBLICAS--UM-RELATO-DA-ORGANIZACAO-DA-II-FIC-ADOLFINA-(NOVO-HAMBURGO-RS). Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes