O SLACKLINE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O SLACKLINE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
  • Nelson Princival Junior
  • Debora Gomes
  • Margareth de Fátima Piazzetta Antunes
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22276-O-SLACKLINE-NAS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Educação Física Escolar, Slackline
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do Ministério da Educação voltado para atividade relacionada à formação docente dos cursos de licenciaturas. O subprojeto Educação Física da UNICENTRO conta com doze acadêmicos bolsistas, que estão inseridos no cotidiano dos Colégios Estaduais São Vicente de Paulo e Antônio Xavier da Silveira, além de quatro coordenadores (professores da universidade) e dois supervisores (professores do colégio). Embora consideradas as diversas possibilidades de desenvolver diferentes conteúdos no campo da Educação Física, na maioria das vezes os professores acabam se limitando aos esportes tradicionais, talvez pelo fato da infraestrutura oferecida pela escola ser justamente voltada para essas práticas corporais. Neste sentido, este projeto buscou uma forma de intervir pedagogicamente, diversificando as vivências da Educação Física por meio do Slackline, que é um esporte de equilíbrio em que o praticante caminha sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos. As intervenções pedagógicas foram norteadas pela abordagem crítico-superadora, por meio da práxis (teoria e prática) com o intuito de favorecer o processo de ensino-aprendizagem, ou seja, partindo do que os alunos já conhecem e vivenciam em relação às atividades de se equilibrar em espaços e objetos diferentes, ascendendo para o processo de sistematização do conhecimento em torno da história, características, formas e possibilidades de organização e participação no Slackline, permitir que o aluno retorne ao seu cotidiano com o conhecimento científico apropriado. Foi proposto um conjunto de oito aulas com momentos distintos, são eles: vivências por meio de diversas fitas estendidas; abordagem da origem enquanto manifestação da cultura corporal, das formas de organização e vivência, das modalidades e dos benefícios e possibilidades de sua prática. O objetivo destas aulas foi promover uma vivência diversificada da atividade possibilitando que os alunos se socializem, ampliem seus conhecimentos sobre as práticas corporais, bem como, compreendam os sentidos e significados que norteiam essa atividade. Após o término desta intervenção pedagógica, foi possível perceber a aceitação e o interesse dos alunos pelo conteúdo proposto. Verificou-se também que despertou nos alunos, o interesse pelo Trickline, modalidade que foi apresentada por meio de vídeo e consiste na realização de manobras de salto e giros em que exigem bastante equilíbrio por parte do praticante. Conclui-se que desde que haja sistematização dos conteúdos a serem abordados e organização por parte do professor, no sentido de trazer e experimentar atividades alternativas em âmbito escolar, há grandes possibilidades de essas serem desenvolvidas com caráter pedagógico.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

JUNIOR, Nelson Princival; GOMES, Debora; ANTUNES, Margareth de Fátima Piazzetta. O SLACKLINE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22276-O-SLACKLINE-NAS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes