IDENTIDADE E CIDADANIA - SUBPROJETO DE PEDAGOGIA PIBID EJA UNIVALI

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
IDENTIDADE E CIDADANIA - SUBPROJETO DE PEDAGOGIA PIBID EJA UNIVALI
Autores
  • Mauro José da Rosa
  • Margareth de Oliveira
  • Andreia Wessling
  • Sirley Rosa de Oliveira
  • Miriam Marlene Ricardo Gaspar
  • Irene Coelho dos Santos
  • Gisele Roberta Godinho
  • Vanderlea Ana Meller
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22272-IDENTIDADE-E-CIDADANIA---SUBPROJETO-DE-PEDAGOGIA-PIBID-EJA-UNIVALI
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
EJA, Identidade, Cidadania, Empreendedorismo, Sustentabilidade.
Resumo
O subprojeto de Licenciatura em Pedagogia tem seu enfoque direcionado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e está pautado em quatro (4) eixos articuladores do SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID EJA - IDENTIDADE E CIDADANIA: Eixo 1- Cidadania: direitos e deveres; Eixo 2- Mundo do trabalho e empreendedorismo; Eixo 3 - Inclusão social, diversidade e gênero; Eixo 4 - Educação: conscientização, sustentabilidade social e cidadania. Diante do exposto, o presente subprojeto tem por objetivos: 1) difundir as implicações docentes destacando a importância desses movimentos de articulação entre o ensinar e aprender na modalidades da EJA - Educação de Jovens e Adultos; 2) aprofundar os aspectos críticos, identitários, sociais e as relações de poder, a fim de impulsionar a reflexão sobre a educação que queremos para formar cidadãos conscientes da importância da sua participação no processo de transformação e sustentabilidade social; 3) possibilitar ao licenciando a reinterpretação de definições curriculares oficiais e a percepção das práticas desenvolvidas nas escolas; 4) possibilitar aos educadores em formação a vivência de uma práxis transformadora das práticas escolares (na modalidades da EJA - Educação de Jovens e Adultos) por meio de uma sequência didática que parta de objetos educacionais diversos (textos, imagens, vídeos); 5) gerar a produção de novos objetos (produtos), bem como a assimilação significativa do saber escolar na perspectiva da EJA (Educação de Jovens e Adultos), culminando numa educação voltada para a responsabilidade social, profissional e na sustentabilidade. O plano de trabalho envolve ações sistematizadas em quatro etapas: Etapa 1- Estudo e Planejamento: esta etapa possibilita às pibidianas sustentação teórica e metodológica para problematizar e fortalecer a relação entre formação comunicativa, estética e ética, de forma a contribuir no planejamento do trabalho a ser desenvolvido na sua formação. Etapa 2- Vivências Pedagógicas de ensino-aprendizagem, que objetiva proporcionar a reflexão e ação das bolsistas licenciandas sobre a realidade escolar no que diz respeito inicialmente a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Etapa 3- Avaliação: é o momento da síntese, da reflexão sobre a própria ação em que as licenciandas e professores supervisores avaliam o subprojeto, para repensar os encaminhamentos realizados e as correções necessárias em função dos obstáculos e dificuldades registradas ao longo do processo. Etapa 4- Produções: que tem como objetivo a socialização e a publicação dos processos. Os primeiros resultados estão sendo bastantes promissores, pois as licenciandas despertaram nos educandos da EJA o interesse em conhecer melhor seus direitos e deveres enquanto cidadãos como por exemplo de que maneira adquirir carteira de habilitação estando iniciando o processo de alfabetização. Para que serve o CPF (cadastro de pessoa física) e a importância do título de eleitor. Foram realizadas simulações de como se realiza o cadastramento no cartório eleitoral e palestras com instrutores de autoescolas para sanar dúvidas a respeito de quem ainda não possui habilitação.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ROSA, Mauro José da et al.. IDENTIDADE E CIDADANIA - SUBPROJETO DE PEDAGOGIA PIBID EJA UNIVALI.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22272-IDENTIDADE-E-CIDADANIA---SUBPROJETO-DE-PEDAGOGIA-PIBID-EJA-UNIVALI. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes