ANÁLISE DO DISCURSO: AS PEDAGOGIAS (A)ENUNCIADAS E SUAS ADJETIVAÇÕES

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ANÁLISE DO DISCURSO: AS PEDAGOGIAS (A)ENUNCIADAS E SUAS ADJETIVAÇÕES
Autores
  • ALEXANDRA TAGATA ZATTI
  • Nádia Neckel
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22241-ANALISE-DO-DISCURSO--AS-PEDAGOGIAS-(A)ENUNCIADAS-E-SUAS-ADJETIVACOES
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Análise do Discurso, Pedagogias, Anunciação, Enunciação, Adjetivação.
Resumo
Nossa reflexão se inscreve na proposição de um gesto de leitura sobre as diferentes (a)enunciadas nomeações e adjetivações das pedagogias e as referentes formações discursivas presentes na textualização vídeo-documental “ La Educación Prohibida” (2012). Como objetivo nos interessa pensar neste trabalho como transitam estes saberes que (a) enunciam pela perspectiva de um conhecimento a promoção de um novo/velho modelo de aprender. Nosso recorte acontece a partir do momento em que após o movimento da Escola Nova em 1932 é “autorizado” que novas abordagens educacionais anunciadas sejam na íntegra de seus enunciados "ditos" e praticadas e, em consequência destas práticas rejeitar o não-dito das pedagogias tradicionais através dos processos de reformulação de um enunciado que se coloca em funcionamento. Movimento teórico que se dará através da Análise do discurso de linha francesa e a Semântica da Enunciação para pensar como este espaço de (a)enunciação se configura como acontecimento discursivo; em que a temporalidade dos processos discursivos acontecem e, como o funcionamento da língua na qual estas nomeações são (a)enunciadas promovem algo, desconsiderando a perspectiva da situação em que se estabelecem como prática, no entanto, interessa pensá-las como materialidade histórica. (Guimarães, 2005). Já do ponto de vista da historicidade estas nomeações nos remete a várias memórias discursivas para a ambientação destas propostas que se dão sobre/na interpelação do indivíduo em sujeito na (forma histórica do sujeito, capitalista, sustentado pelo jurídico e diria ainda pelo discurso autoritário da educação). Já em (Henry, 2010) a historicidade consiste para nós a história, nesse fazer sentido, mesmo que possamos divergir sobre esse sentido em cada caso e que aparece para dizer, o que e como estas pedagogias parecem vestir-se de certas nomenclaturas para exercer sua função social. Pedagogias que seguem na alternância de seus nomes sendo consideradas como experiências alternativas que “tentam” fugir do modelo tradicional hegemônico para manter-se na neutralidade do sistema de ensino. Nesta perspectiva, em “Freire para educadores” (2014) o autor contesta esta neutralidade negando-a e, vai afirmar que atrás de toda neutralidade há uma opção educativa escondida, que imbuída de uma práxis que seria para libertar os sujeitos “ditos” humanizados e escolarizados, domestica para dominar. As denominações progressista, libertária, popular, ativa, aberta, em casa, entre pares, cooperativa, alternativa, criativa, ecológica, holística, etnoeducação, educação sem escola, mães educadoras, pedagogia da cooperação, autoaprendizagem e tantas outras, procuram se estabelecer com/em suas “pedagogitivações” para estabelecer um vínculo de aprendizagem entre aqueles sujeitos que necessitam e dizem educar-se. Pelo interesse da pesquisa e para reflexão fica a pergunta: Que discurso à escola contemporânea busca para promover aprendizagens em seus ambientes de ensino?
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ZATTI, ALEXANDRA TAGATA; NECKEL, Nádia. ANÁLISE DO DISCURSO: AS PEDAGOGIAS (A)ENUNCIADAS E SUAS ADJETIVAÇÕES.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22241-ANALISE-DO-DISCURSO--AS-PEDAGOGIAS-(A)ENUNCIADAS-E-SUAS-ADJETIVACOES. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes