O DESPERTAR DO CONHECIMENTO A PARTIR DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: PIBID - PEDAGOGIA E MATEMÁTICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O DESPERTAR DO CONHECIMENTO A PARTIR DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: PIBID - PEDAGOGIA E MATEMÁTICA
Autores
  • Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi
  • Aline Cristina Trevisan
  • Ettiène Guérios
  • Ivanir Luiza Coser
  • Polyanna Mondadori Santos
  • Roberta Regina Chaves Veloso
  • Isabella Cordeiro Bruz
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22235-O-DESPERTAR-DO-CONHECIMENTO-A-PARTIR-DE-PRATICAS-INTERDISCIPLINARES--PIBID---PEDAGOGIA-E-MATEMATICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID Interdisciplinar, Literatura e Matemática, Anos Iniciais.
Resumo
A experiência aqui relatada pertence ao Subprojeto Interdisciplinar - Pedagogia e Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná. A interdisciplinaridade do subprojeto se dá como metodologia estruturante no desenvolvimento das atividades pelos pibidianos dos cursos de Pedagogia e Matemática, acompanhando turmas dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Nós, pibidianas de ambos os cursos, desenvolvemos duas propostas metodológicas com alunos do 4º ano da Escola Municipal São Luiz, em Curitiba, realizando-as em conjunto com a professora supervisora. As propostas tiveram como objetivo comum estabelecer um diálogo interdisciplinar entre a Matemática e outras áreas de conhecimento, com ênfase na Literatura, propiciando aos alunos o desenvolvimento da concentração, compreensão e interpretação de informações. Oportunizamos em ambas as propostas que os alunos analisassem aplicações da matemática no cotidiano, construindo uma relação com conceitos como padrão, simetria e frações. Tivemos como embasamento teórico Smole (2010), Afonso (2011) e Souza (2008), no que diz respeito à interdisciplinaridade durante o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. As abordagens giraram em torno de livros de Literatura, como “Poemas Problemas”, de Renata Bueno (2012) e “Os Problemas da Família Gorgonzola”, de Eva Furnari (2001). Consistiram de leituras e análises coletivas; dobraduras, recorte e colagem; manipulação de materiais e fantoches; além da produção de personagens e histórias. Ressaltamos que esta dinamicidade desperta o interesse e instiga os alunos no processo do aprender em Matemática, contemplando também o melhor desenvolvimento na leitura atenta, compreensiva e prazerosa. Os resultados foram perceptivelmente positivos, uma vez que, durante a escuta ativa dos alunos, observamos uma aprendizagem significativa nas disciplinas englobadas. Do mesmo modo, constatamos o grande interesse pelas atividades durante todo processo, assim como o envolvimento e participação dos alunos, que demonstraram propriedade nos conhecimentos e conceitos desenvolvidos. Todas as atividades foram apresentadas pelos alunos da turma, pelas pibidianas e pela professora supervisora, durante a Feira do Conhecimento da instituição, onde pais e responsáveis acompanham o desenvolvimento escolar das crianças e os projetos em que estão inseridas.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MITSUUCHI, Jéssica Tomiko Araújo et al.. O DESPERTAR DO CONHECIMENTO A PARTIR DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: PIBID - PEDAGOGIA E MATEMÁTICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22235-O-DESPERTAR-DO-CONHECIMENTO-A-PARTIR-DE-PRATICAS-INTERDISCIPLINARES--PIBID---PEDAGOGIA-E-MATEMATICA. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes