O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO COMO NORTEADOR DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO COMO NORTEADOR DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autores
  • Gabriela Rocha da SIlva
  • Alessandro Arnold Halama
  • Paulo Ricardo Portella da Silva
  • janete Dubiaski da Silva
  • Bárbara Stremel Ribeiro
  • Joaquim Francisco Dias Setin
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A gestão escolar e a formação de professores (uma abertura para integrar direção escolar e o Pibid)
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22234-O-EXAME-NACIONAL-DO-ENSINO-MEDIO-COMO-NORTEADOR-DOS-CONTEUDOS-DE-CIENCIAS-BIOLOGICAS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
ENEM Biologia Interdisciplinaridade.
Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência a partir das observações feitas pelos alunos do PIBID-PUCPR do curso de Ciências Biológicas em 2014, a respeito de um projeto para a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como norteador do currículo da disciplina de biologia em um colégio da rede pública situado na periferia da cidade de Curitiba. Diferentes estados da federação abordam de forma distinta os programas de ensino de biologia, uma das consequências disso são baixas notas na avaliação dos estudantes de diferentes regiões, embora os conteúdos nele exigidos incorporem os princípios das diretrizes curriculares básicas do ensino no país. Deste modo, o objetivo da pesquisa foi verificar se os conteúdos de biologia abordados em uma escola pública estariam de acordo com os avaliados pelo ENEM. Os dados para a realização do trabalho foram obtidos através de questionários, debates e pesquisas com 25 alunos do terceiro ano do ensino médio acerca dos conteúdos avaliados pelo ENEM, além do levantamento de dados adquiridos a partir da análise do exame entre os anos de 1998 a 2013. Conforme o resultado dos questionários foi possível verificar que os alunos consideram anatomia, fisiologia, citologia e ecologia como temas mais importantes para o aprendizado, porém com a análise do ENEM nota-se que os temas mais frequentemente avaliados envolvem ecologia, saúde, bem estar animal e genética. Assim, é visível uma discrepância entre o conhecimento/expectativas dos alunos e a dos conteúdos da prova. Também, notou-se uma falta de interdisciplinaridade entre os conteúdos de biologia regidos em sala de aula e que os mesmos são superficiais quanto ao que é requerido pelo exame. Por fim, entende-se que o ENEM busca verificar a existência da interdisciplinaridade e da contextualização dos temas abordados por essa ciência. Considera-se que, no momento, a curto prazo, adotar o ENEM como norteador dos conteúdos torna-se favorável, considerando-se que a nota obtida nele é fundamental para o ingresso a universidades pela maioria destes estudantes. Porém é necessário, a médio e longo prazo, modificar as práticas em sala de aula e investir numa melhor formação dos docentes de biologia.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Gabriela Rocha da et al.. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO COMO NORTEADOR DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22234-O-EXAME-NACIONAL-DO-ENSINO-MEDIO-COMO-NORTEADOR-DOS-CONTEUDOS-DE-CIENCIAS-BIOLOGICAS. Acesso em: 18/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes