LUDICIDADE DE UMA INCÓGNITA.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
LUDICIDADE DE UMA INCÓGNITA.
Autores
  • Juliana Carla Silva
  • Marisete do Rocio Kopis
  • Joseli Almeida Camargo
  • Janaina Pontes
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22232-LUDICIDADE-DE-UMA-INCOGNITA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Jogos, matemática, equação do 1º grau, Pibid.
Resumo
Considerando a importância de estratégias didáticas para despertar a atenção do aluno em uma aula de matemática, até o momento que este aluno demonstre querer saber mais, foi o que nos motivou a lançar mão de uma forma lúdica para ensinar matemática. Desta forma acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizaram um projeto com a utilização de jogos e atividades lúdicas de matemática, junto aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Prof. Becker e Silva no município de Ponta Grossa – PR. Optou-se em usar, um jogo e atividades diversificadas para detectar as possíveis dificuldades dos alunos com relação aos conteúdos matemáticos, podendo assim, focar no déficit da aprendizagem do aluno. O principal objetivo foi proporcionar aos alunos melhor compreensão do assunto estudado, através do lúdico. Para a utilização de jogos em sala de aula, deve haver por parte do professor, força de vontade, habilidade, criatividade além de um bom domínio de turma. Também acreditar na importância da ludicidade no ensino e aprendizagem da matemática, para trabalhar atividades diferenciadas, que fogem do padrão de exercícios dos quais os discentes vêm sendo acostumados ao longo de sua vida escolar. Para esta proposta de trabalho foram selecionados pelos acadêmicos PIBID e professora supervisora, um jogo e duas atividades lúdicas, os quais possibilitaram desenvolver em sala de aula o estudo das equações do 1º grau. Foram então definidos os jogos e as atividades que seriam trabalhados: o baralho das equações, trançando as soluções e ligando os X. Com a aplicação do jogo e as atividades, foi possível observar o crescimento de interesse e motivação dos alunos sobre o assunto estudado. Explorando a ludicidade foi possível incorporar uma ligação mais estreita entre aluno e professor, aluno e aluno. Tornou-se mais fácil a relação entre os envolvidos, alcançando juntos um melhor resultado de ensino e aprendizado. Com uma abordagem menos teórica os alunos ficam mais à vontade para exporem as suas dúvidas, e assim, derruba-se aquela parede entre o aluno e o professor obtendo uma forma mais dinâmica e prazerosa de aprender e ensinar.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Juliana Carla et al.. LUDICIDADE DE UMA INCÓGNITA... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22232-LUDICIDADE-DE-UMA-INCOGNITA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes