RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E RECONSTRUÇÃO DE CONSIDERAÇÕES DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E RECONSTRUÇÃO DE CONSIDERAÇÕES DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURAS
Autores
  • Daiany Fillieiro Gonçalves
  • Maria Eliza Rosa Gama
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22229-RELATO-DE-EXPERIENCIA--A-IMPORTANCIA-DO-PIBID-NO-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM-E-RECONSTRUCAO-DE-CONSIDERACOES-DOS-GRAD
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Docência, Pedagogia, Educação Física.
Resumo
Inicialmente, surgem muitas dúvidas e angustias nos alunos que estão nos cursos de licenciaturas e ainda não obtiveram alguma experiência frente ao aluno. Primordialmente, relatamos a importância do PIBID na formação destes alunos em docência precoce, além disso, algumas experiências adquiridas nas escolas, as quais realizei o meu trabalho como bolsista. Nosso objetivo é descrever uma mudança de postura e percepção sobre o papel do pedagogo no exercício da unidocência e a assunção do ensino de todos os componentes disciplinares, entre eles a Educação Física (EF) para os anos iniciais. Vivemos na realidade escolar uma tradição e o consenso de que a Educação Física Escolar não “pertence” às responsabilidades do professor unidocente. Existe, uma visível resistência dos professores pedagogos de promoverem o ensino dos conteúdos relativos a essa disciplina, e na maioria das escolas do município e região ainda não é garantido aos alunos dos anos iniciais aulas de educação física. Isso tem sido frequentemente questionado pelos professores que atuam nos anos finais, pois é visível a falta de uma maturidade motora relacionada aos conteúdos da educação física nos anos iniciais. Em nosso Projeto Interdisciplinar a situação não era diferente. O grupo de bolsistas é constituído por alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em EF e perpetuando esta tradição, até o final do primeiro semestre de 2015 os alunos do curso de EF faziam inserção na docência ministrando este componente curricular e os alunos do Curso de Pedagogia atuavam ministrando aulas português e matemática em turmas regulares e até mesmo em turmas de “reforço” para alunos com dificuldades de aprendizagem. Porém, houve uma troca na coordenação do subprojeto e com ela mudanças aconteceram. Uma delas foi a caracterização do subprojeto como um espaço de formação para o Ensino da Educação Física. Essas mudanças tiveram um impacto em minha formação, pois tive que vivenciar o processo de transição de uma atividade voltada para o ensino de português e matemática, para elaborar e realizar aulas de educação física. Passei a perceber de forma mais clara meu papel na assunção da unidocência, pois esses componentes devem ser pensados de forma articulada na formação dos alunos, mas por uma cultura equivocada acabam se desvinculando durante a formação inicial e no exercício profissional da docência. Com esta experiência passei a perceber o quanto a formação inicial não tem garantido conhecimentos e experiências necessários para o pleno exercício da unidocência. O Subprojeto Interdisciplinar tem contribuído para desmistificar esse pensamento equivocado do pedagogo, tornando-o reflexivo quanto as suas obrigações e contribuições na formação plena do aluno, e também amenizando os anseios dos acadêmicos, dando-lhes mais aprendizagem e segurança para exercerem seu futuro trabalho, garantindo uma reconsideração do graduando quanto ao seu papel docente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GONÇALVES, Daiany Fillieiro; GAMA, Maria Eliza Rosa. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E RECONSTRUÇÃO DE CONSIDERAÇÕES DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22229-RELATO-DE-EXPERIENCIA--A-IMPORTANCIA-DO-PIBID-NO-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM-E-RECONSTRUCAO-DE-CONSIDERACOES-DOS-GRAD. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes