EDUCAÇÃO FORMAL ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO FORMAL ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Autores
  • Denise Aparecida Martins Sponchiado
  • FRANCIELE FÁTIMA MARQUES
  • Francieli Strada
  • Miriam Aurora Londero
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22227-EDUCACAO-FORMAL-ESCOLAR-E-O-DESENVOLVIMENTO-DA-CRIANCA--DESAFIOS-E-POSSIBILIDADES-NA-INICIACAO-A-DOCENCIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID/Pedagogia, Educação Formal, Cotidiano escolar, Docência.
Resumo
O presente artigo intitulado Educação Formal escolar e o desenvolvimento da criança: Desafios e possibilidades na iniciação à Docência, apresenta uma análise das vivências de acadêmicas do Curso de Graduação em Pedagogia da URI – Campus de Erechim, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (CAPES/PIBID). Construído a partir de estudos e experiências práticas vivenciadas durante a atuação como bolsistas CAPES/PIBID, este tem por objetivo principal apresentar alguns delineamentos do subprojeto da área de Pedagogia, Alfabetização e letramento: construção de uma prática inovadora na formação inicial e continuada, o qual integra o Projeto Geral do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – URI Campus de Erechim, ressaltando os desafios e as possibilidades que surgem no contexto vivenciado, qual seja, o ambiente escolar, na busca pelo desenvolvimento da criança neste ambiente formal. O subprojeto do Curso de Pedagogia, desta forma, tem por princípio norteador, a promoção de interações entre a Instituição Formadora (a Universidade) e as Escolas de Educação Básica do município de Erechim, no intuito de proporcionar aos bolsistas e aos estudantes, experiências pedagógicas que promovam qualitativamente o processo de ensino-aprendizagem, bem como, a compreensão da realidade escolar nos diferentes contextos, proporcionando uma perspectiva crítica de acadêmicos na oportunidade do confronto teoria e prática durante sua formação inicial. Assim, tal projeto propõe-se a um trabalho cuja temática central seja a conscientização da atividade docente a partir da convivência escolar em relação às práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto escolar da Educação Básica. Em vista disso, as intenções aqui propostas pelo PIBID, além de facilitar o diálogo entre Universidade e escola, permitem que o estudante-bolsista de Iniciação à Docência, no caso, o acadêmico do curso de Pedagogia, possa antes mesmo da conclusão de sua formação, intervir no ambiente escolar, no sentido de contribuir para a melhoria das condições de trabalho na escola pública, bem como, sua própria formação.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SPONCHIADO, Denise Aparecida Martins et al.. EDUCAÇÃO FORMAL ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22227-EDUCACAO-FORMAL-ESCOLAR-E-O-DESENVOLVIMENTO-DA-CRIANCA--DESAFIOS-E-POSSIBILIDADES-NA-INICIACAO-A-DOCENCIA. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes