PROBLEMATIZAÇÕES E DIRECIONAMENTOS: UMA REFLEXÃO FRENTE AS RELAÇÕES FILOGENÉTICAS, HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PROBLEMATIZAÇÕES E DIRECIONAMENTOS: UMA REFLEXÃO FRENTE AS RELAÇÕES FILOGENÉTICAS, HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA.
Autores
  • ALEXANDRE LUIZ POLIZEL
  • Naomi Neri Santana
  • Roseli Ana Venturini
  • André Luis de Oliveira
  • Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22188-PROBLEMATIZACOES-E-DIRECIONAMENTOS--UMA-REFLEXAO-FRENTE-AS-RELACOES-FILOGENETICAS-HISTORIA-E-FILOSOFIA-DA-CIENCIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
História e Filosofia da ciência. Organização dos seres vivos. Relações filogenéticas.
Resumo
A organização dos seres vivos consiste em um dos campos conceituais das Ciências Biológicas que perpassa entre os aspectos moleculares, ecológicos e morfológicos. Entretanto, os discursos que constroem e sustentam os sistemas de classificação atuais foram construídos histórica e culturalmente. Quando tais sistemas são dialogados no campo educacional, parte das histórias e filosofias se perdem, dando uma visão reducionista da ciência. Os mesmo ocorre ao tratar de aspectos evolutivos e questões ecológicas, visto a falta de tempo ou não para a abordagem desse assunto. Sob tal óptica o presente trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Pibid-Biologia-UEM, com o objetivo de relacionar filogênia, história e filosofia da ciência. Para isso a atividade foi aplicada ao sétimo ano, de modo que as/os estudantes foram organizadas/os em grupos de 2-5 pessoas, sendo disponibilizadas a estes três réplicas de insetos, de distintas ordens randomicamente. Foi solicitado as/aos estudantes que indicassem nomenclaturas científicas e populares aos espécimes. A aula foi estruturada sob quatro problemáticas: como poderíamos organizar os seres vivos? Seria possível organizá-los pela sua morfologia? Será que a morfologia estaria relacionada com seus modos de vida? Conseguiríamos estabelecer parentesco destes indivíduos? As organizações iniciais, pautadas nas resoluções para primeira pergunta, indicaram aspectos relacionados aos ambientes que estes indivíduos viviam e sua mobilidade. Tal momento proporcionou uma abordagem histórica e filosófica relacionado a um sistema Aristotélico. Quando direcionados para forma, os posicionamentos circulavam entre números de pernas, segmentos no abdômen, tamanho e as proporções do corpo, forma dos olhos e antenas, presença, ausência e especialização de estruturas, como asas e aparelhos bucais. Neste montante foi possível estabelecer um resgate referente a abordagem de sistema Linneano. Foi bem estabelecido para todas/os a relação de aspectos morfológicos com seus modos de vida, tais como: a) presença de asas e ocupação de diferentes habitats; b) apêndices especializados para natação e a utilização destes meios; c) apêndices relacionados a predição como no louva-deus; e d) carapaça e resistência a predação. Tal problemática possibilitou a discussão sobre a organização dos seres vivos e diversidade frente aos aspectos ecológicos e funcionais, sendo este um terceiro momento de classificação. Por fim, quando indagados sobre a relação de parentesco entre os espécimes, surgiram os sinais de dúvidas, sendo necessária a construção de um cladograma juntamente com os estudantes e constantes exemplificações, momento que requereu maior preparo dos docentes. Entretanto, foi essencial para a compreensão da filosofia evolutiva impresso nos sistemas atuais. As/os estudantes participaram ativamente, sendo que as discussões surgiram entre o(s) grupo(s) de maneira organizada. Tal dinâmica demonstrou ser um instrumental simples, de baixo custo e permitiu delinear um desenho histórico e filosófico da construção dos sistemas de classificação. Foi evidente também que a interação entre os grupos demonstrou que a ciência atual é construída de maneira coletiva e cultural, entre levantamento de hipóteses e críticas, bem como as lacunas nas teorias que são abertas e preenchidas continuamente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

POLIZEL, ALEXANDRE LUIZ et al.. PROBLEMATIZAÇÕES E DIRECIONAMENTOS: UMA REFLEXÃO FRENTE AS RELAÇÕES FILOGENÉTICAS, HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22188-PROBLEMATIZACOES-E-DIRECIONAMENTOS--UMA-REFLEXAO-FRENTE-AS-RELACOES-FILOGENETICAS-HISTORIA-E-FILOSOFIA-DA-CIENCIA. Acesso em: 25/04/2024

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