IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Alice Arruda Londero
  • Maria Eliza Rosa Gama
  • Marta Regina Fontoura
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22178-IMPORTANCIA-DO-PIBID-NA-FORMACAO-DE-ACADEMICOS-DE-EDUCACAO-FISICA-UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Escola e Experiência
Resumo
O presente estudo tem como objetivo relatar a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de acadêmicos da Educação Física. O PIBID destaca-se pela experiência proporcionada. Através do projeto é oportunizada a inserção no ambiente escolar, no qual nos envolvemos enquanto bolsistas e conhecemos a realidade de uma escola pública, como acontece sua organização, seu funcionamento, além do planejamento didático das aulas, os quais são sempre desafiadores. O projeto possibilita acrescentar ao conhecimento teórico-prático da graduação, que por muitas vezes fixa-se apenas no teórico, o que pode ocasionar este problema é a pouca experiência dos professores da graduação no ambiente escolar. Estes se preocupam muito com a pesquisa, esquecendo-se de vivenciar a realidade escolar. Desta forma, nos passa apenas a teoria ou uma realidade totalmente diferente daquela que realmente encontramos nas escolas. No momento em que me inscrevi no PIBID, o objetivo era buscar experiências, minimizar a insegurança de ministrar aulas e conhecer a realidade das escolas como um todo. Tive a oportunidade de vivenciar duas realidades escolares diferentes pelo PIBID. Foi preciso me adaptar a novas realidades, pois, apesar de ambas escolas serem públicas cada uma possui as suas características. Na escola em que estou inserida atualmente, possuo todo apoio de professores, funcionários e alunos para desenvolver minhas aulas, pois, percebem a importância que o PIBID tem tanto para o ambiente escolar quanto para o bolsista que se insere na escola e passa a fazer parte deste ambiente, participando de reuniões pedagógicas e discussões sobre formação, para além de aprender com os professores, poder também expor as novidades em relação a planejamentos, por exemplo. Acredito que o PIBID é uma troca de experiências, entre bolsistas, professores, funcionários e alunos. A participação na escola começou com o conhecimento da realidade, depois foi realizadas observações nas turmas que seriam ministradas as aulas para, logo após, desenvolver o planejamento das aulas, pensando sempre em levar conteúdos que não fazem parte da realidade dos alunos, visando proporcionar novas experiências aos alunos. Além disso, acredito ser importante proporcionar aulas que sejam interessantes aos alunos, para que eles consigam associar os conteúdos com a sua realidade dentro e fora da escola. Desta forma, o PIBID vem para amparar os acadêmicos da licenciatura, no sentido de levar-nos a pensar a prática que vem acontecendo nas escolas, e oportunizando a iniciação à docência. É possível perceber que amadurecemos mais a cada semestre com o projeto, pois oportuniza o conhecimento da realidade escolar, incentiva-nos a buscar, além de novidades, soluções para as dificuldades encontradas. Pois, depararmos com dificuldades é normal quando estamos frente a uma turma de alunos, já que estamos em constante processo de aprendizado. E, neste processo, as dificuldades são importantes para o crescimento profissional.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LONDERO, Alice Arruda; GAMA, Maria Eliza Rosa; FONTOURA, Marta Regina. IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22178-IMPORTANCIA-DO-PIBID-NA-FORMACAO-DE-ACADEMICOS-DE-EDUCACAO-FISICA-UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes