DANÇA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
DANÇA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
  • Bruna Rigon Gevinski
  • Alex Antonio Teixeira
  • Naiane Pertuzzatti
  • Flávio Zámbonato
  • Keila Aparecida Pires
  • Vanderlei Ramos de Oliveira Júnior
  • Olmiro Ernesto Duarte
  • Dirlei Elzinga
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22161-DANCA-ESCOLAR--UMA-PROPOSTA-DIFERENCIADA-PARA-AS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Bolsistas, Dança Escolar, Grupo de Dança, Educação Física.
Resumo
RESUMO: Este artigo foi elaborado com base nas vivências dos bolsistas do Pibid no meio escolar. Ao perceber a falta de motivação dos estudantes nas práticas de Educação Física, surgiu a ideia da mudança nas metodologias utilizadas frequentemente. A Educação Física proporciona momentos em que os estudantes desenvolvam suas habilidades sem a exclusão, trabalhando de forma igualitária e não seletiva. A dança apareceu como uma proposta diferenciada de aulas na Educação Física, seu interesse surgiu a partir de sugestão dos estudantes, por ser uma forma de expressar-se e desenvolver os movimentos corporais, deixando a timidez e exclusões de lado e levando com a forma de prazer para prática. O objetivo é trazer para a escola, vivências novas para os alunos, não com o intuito de formar bailarinos, mas sim o desenvolvimento cultura, psicomotor, sócio afetivo e cognitivo dos mesmos. A partir desta, criou – se um grupo de dança com alunos do sexto (6º) ano da Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim–RS), incluso nas aulas de Educação Física, no qual, foram desenvolvidas atividades dançadas com sequências coreográficas tendo sua base na ginástica rítmica utilizando os aparelhos arco, bola e fita. As sequências coreográficas foram criadas a partir de ideias em conjunto com estudantes e bolsistas, na qual, com experiências vividas por ambos pode ser criados passos e movimentos diferenciados para a esta coreografia. Tendo como base a ginástica rítmica, os estudantes puderam ter um contato com os objetos dessa modalidade, pouco conhecido pela maioria. Foi relatado pelos próprios estudantes que essa prática foi algo motivador e de novos conhecimentos, pois não haviam realizado nada parecido anteriormente, tornando assim um momento diferenciado e satisfatório para todos os envolvidos. Para os bolsistas, esta prática desenvolveu-se de forma proveitosa, acrescentando formas, conceitos e novos conhecimentos em relação à prática de dança, pois nos levou a buscar e pesquisar sobre a história da dança até os dias atuais, servindo de subsídio para futuros projetos a serem desenvolvidos. Como resultado desta prática, os estudantes apresentaram em um festival organizado pela escola, tendo grande êxito na sua participação, além disso, o êxito pessoal de cada estudante que nesta vivência com a dança puderam conhecer um pouco mais de si, suas limitações e potenciais, e motivou a maioria a buscar a dança fora dos períodos escolares.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GEVINSKI, Bruna Rigon et al.. DANÇA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22161-DANCA-ESCOLAR--UMA-PROPOSTA-DIFERENCIADA-PARA-AS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes