PIBID: CONSTRUINDO UMA CÉLULA EUCARIÓTICA USANDO O QUADRO NEGRO COMO CITOPLASMA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PIBID: CONSTRUINDO UMA CÉLULA EUCARIÓTICA USANDO O QUADRO NEGRO COMO CITOPLASMA
Autores
  • Dieison Prestes da Silveira
  • Josiana Scherer Bassan
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22147-PIBID--CONSTRUINDO-UMA-CELULA-EUCARIOTICA-USANDO-O-QUADRO-NEGRO-COMO-CITOPLASMA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Lúdico, Organela, Saberes
Resumo
Atividades que despertam a atenção e a curiosidade dos alunos pode ser uma alternativa para promover a mediação dos saberes. O uso de jogos, maquetes, dinâmicas, aulas práticas podem contribuir no desenvolvimento da imaginação dos alunos e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Os bolsistas do Projeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de Biologia do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Júlio Prates de Castilhos confeccionaram, em E.V.A., as organelas de uma célula eucariótica e utilizaram o quadro negro para elucidar o citoplasma e a membrana plasmática de uma célula animal, portanto este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do uso do lúdico em sala de aula e sua relação direta com o aprendizado. A dificuldade de compreensão das organelas presentes em uma célula eucariótica motivou os bolsistas do Projeto Pibid a elaborarem uma atividade diferenciada de ensino. A intenção desta atividade era promover o conhecimento sobre a função, composição e estrutura das células eucarióticas. No Campus do Instituto Federal Farroupilha, em Júlio de Castilhos, os bolsistas confeccionaram as organelas que serão utilizadas na sala de aula tentando sanar as dúvidas dos alunos perante as dificuldades de aprendizagem apresentadas. As organelas foram confeccionadas em E.V.A., visando despertar o lúdico em sala de aula. Na escola Dr. Júlio Prates, elas foram coladas no quadro negro, fazendo com que os alunos do primeiro ano do ensino médio, que participam do Pibid, imaginassem que o quadro era o citoplasma e as bordas, membrana plasmática de uma célula eucariótica. Durante e após a explicação os pibidianos realizaram alguns questionamentos aos alunos, visando promover o aprendizado significativo. A atividade demonstrou-se satisfatória e as hipóteses dos bolsistas de que o lúdico auxilia na aprendizagem foi corroborada. Ocorreu à participação dos alunos de forma interativa e estes, sem perceber, trocavam saberes e aprendiam o conteúdo.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVEIRA, Dieison Prestes da; BASSAN, Josiana Scherer. PIBID: CONSTRUINDO UMA CÉLULA EUCARIÓTICA USANDO O QUADRO NEGRO COMO CITOPLASMA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22147-PIBID--CONSTRUINDO-UMA-CELULA-EUCARIOTICA-USANDO-O-QUADRO-NEGRO-COMO-CITOPLASMA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes