PROGRAMA PROTETOR AMBIENTAL: O REGISTRO FOTOGRÁFICO COMO PRATICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PROGRAMA PROTETOR AMBIENTAL: O REGISTRO FOTOGRÁFICO COMO PRATICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Autores
  • AGNES KARINE EBELING SILVANI
  • LUCIANO BERGONZI
  • SIMAO INNOCENTE
  • Thiago Bastiani
  • Luciane da Rosa
  • Karen Lidiane Miranda Correa da Silva
Modalidade
Objetos Educacionais
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22139-PROGRAMA-PROTETOR-AMBIENTAL--O-REGISTRO-FOTOGRAFICO-COMO-PRATICA-DE-EDUCACAO-AMBIENTAL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Palavra-chave: Educação Ambiental, Registro fotográfico, Protetor Ambiental.
Resumo
A Educação Ambiental (EA) tem como base a formação de um ser humano ético, solidário que valoriza e respeita todas as formas de vida do planeta. Suas ações devem estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito a todos os seres vivos. A Constituição Federal (CRFB) de 1988 trouxe um avanço significativo à proteção ao meio ambiente, disciplinando o assunto no artigo 225, assim a CRFB passou a exigir um novo pensar e agir na proteção ambiental. Levando em consideração a CRFB e a Lei 9.795/99, Política Nacional de Educação Ambiental, a Policia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA) desenvolve o programa Protetor Ambiental (PROA) com adolescentes da rede pública e privada de ensino. O programa é realizado no contra turno dos estudantes, durante um ano, com carga horária de 160 horas aulas, através de atividades teóricas e práticas de preservação e defesa do meio ambiente. A UC foi um dos ambientes escolhidos para a realização da pratica de campo sendo o registro fotográfico a estratégia de ensino adotado para abordar as temáticas ambientais. A FLONA Chapecó foi escolhida por ser um local que abriga vários exemplares da flora e fauna regional, também por ser fragmento florestal do bioma Mata Atlântica. A prática foi realizada com 50 estudantes participantes do PROA, com a finalidade de despertar um novo olhar sobre o ambiente visitado. Os protetores registraram suas observações evidenciando o que mais lhe significou, como insetos, pegadas de animais, exemplares da flora, relações ecológicas e a UC como um todo. Através da prática desenvolvida observou-se o maior envolvimento e interesse dos adolescentes sobre a função de cada elemento encontrado e o deslumbramento ao se deparar com informações novas. A curiosidade foi o ponto inicial para elaboração da atividade prática despertando uma nova postura em relação ao meio ambiente. A partir dos registros fotográficos os alunos compartilharam sua obra, relatando o sentimento em relação à Unidade de Conservação, focada pela sua lente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SILVANI, AGNES KARINE EBELING et al.. PROGRAMA PROTETOR AMBIENTAL: O REGISTRO FOTOGRÁFICO COMO PRATICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22139-PROGRAMA-PROTETOR-AMBIENTAL--O-REGISTRO-FOTOGRAFICO-COMO-PRATICA-DE-EDUCACAO-AMBIENTAL. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

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