RELATO DE EXPÊRIENCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PIBID PARA FORMAÇÃO DISCENTE SOB A ATUAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL GENERAL OSÓRIO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
RELATO DE EXPÊRIENCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PIBID PARA FORMAÇÃO DISCENTE SOB A ATUAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL GENERAL OSÓRIO
Autores
  • CAROLINE APARECIDA MATIAS
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22128-RELATO-DE-EXPERIENCIA--CONTRIBUICOES-DO-PROGRAMA-PIBID-PARA-FORMACAO-DISCENTE-SOB-A-ATUACAO-NO-COLEGIO-ESTADUAL-GE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, Formação Acadêmica, Aquisição de Experiências, Realidade Escolar, Valorização da Formação Docente.
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa contempla bolsas aos acadêmicos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), juntamente com escolas de educação básica da rede pública de ensino (CAPES). Os projetos e subprojetos promovem a adição dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início, ou ao longo da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um coordenador de área e de um professor supervisor da escola. O presente relato tem como objetivo, explanar experiências como pibidiana de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG, vivenciadas por dois anos subsequentes no Colégio Estadual General Osório – Ensino Fundamental e Médio (CEGO), situado na cidade de Ponta Grossa/ Paraná, bem como, relatar as contribuições deste programa para minha formação acadêmica e na atuação docente futura. Conhecer a realidade da escola no contexto geral, enriquecer os parâmetros conceituais pré-estabelecidos, de modo que os mesmos pudessem ser sobrepostos em prática, foram algumas das variadas intervenções propiciadas pelo PIBID nesse período de atuação como bolsista. Nestas circunstâncias, diversas incumbências e conhecimentos de forma geral são agregados à minha formação, o que acarreta na hipótese de que participar de um programa como esse, não só contribui para a valorização do magistério, objetivo este específico do programa, contudo, oportuniza um trabalho gratificante, na construção e criação de novos saberes e práticas ao longo da formação discente. Por sua vez, teriam a impossibilidade de ser adquiridas, ou ainda, se fossem, existiriam num momento esporádico e passageiro apenas no estágio obrigatório, onde só neste período preparatório, o acadêmico se habilita a exercer sua profissão futura, e pelo tempo singularmente curto, nem sempre se apropria dessa conexão com a realidade escolar e com as experiências que a mesma pode contribuir. Portanto, cabe destacar a excelente iniciativa proposta por este Programa Institucional, o qual tem seus objetivos bem condicionados e sustentados, e desse modo, consegue atingir todos os propósitos estabelecidos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MATIAS, CAROLINE APARECIDA. RELATO DE EXPÊRIENCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PIBID PARA FORMAÇÃO DISCENTE SOB A ATUAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL GENERAL OSÓRIO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22128-RELATO-DE-EXPERIENCIA--CONTRIBUICOES-DO-PROGRAMA-PIBID-PARA-FORMACAO-DISCENTE-SOB-A-ATUACAO-NO-COLEGIO-ESTADUAL-GE. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes