MEDIR, PADRONIZAR E CONHECER O METRO: UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE MEDIDAS DE COMPRIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
MEDIR, PADRONIZAR E CONHECER O METRO: UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE MEDIDAS DE COMPRIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Luana Giuliani Losekann
  • Rochele Ribas de Oliveira
  • Anemari Roesler Luersen Lopes
  • Andreia Tomazetti Leal
  • Ana Luiza Golin
  • Simone Pozebon
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22124-MEDIR-PADRONIZAR-E-CONHECER-O-METRO--UMA-UNIDADE-DIDATICA-SOBRE-MEDIDAS-DE-COMPRIMENTO-NOS-ANOS-INICIAIS-DO-ENSIN
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Atividade Orientadora de Ensino, Medidas de Comprimento, Formação de professores, Educação Matemática nos Anos Iniciais
Resumo
Esse trabalho volta-se para atividades de ensino desenvolvidas por um grupo que participa do subprojeto “Educação Matemática do 1º ao 6º ano” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e possui seu foco voltado a relatar uma unidade didática sobre medidas de comprimento. Esse subprojeto é interdisciplinar, sendo composto por acadêmicas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática e Educação Especial da UFSM e conta com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMat. Neste espaço, os integrantes estudam, organizam e desenvolvem atividades de ensino na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino – AOE (MOURA, 1996, 2001). Nesse contexto, o principal objetivo deste artigo consiste em apresentar algumas ações desenvolvidas acerca de medidas de comprimento, pautadas na Teoria Histórico-Cultural – THC e na Teoria da Atividade (LEONTIEV,1978). A partir desse referencial teórico, acreditamos que o homem é um ser social que se desenvolve a partir do trabalho, de modo que a interação e as trocas de experiências com o outro permitem a cada indivíduo constituído nesse processo completar-se para se tornar homem e atingir o seu potencial a partir de atividades. A unidade didática aqui relatada foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de Santa Maria com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, em parceria com a professora regente. A partir de um movimento de estudos e planejamentos iniciais baseados na constituição histórica do conceito de medida de comprimento, desenvolvemos a Unidade Didática em três momentos. No primeiro apresentamos uma história virtual, que envolvia um problema desencadeador relacionado a necessidade humana de medir, onde foi construído um canteiro que foi medido com unidades e instrumentos distintos. A partir das conclusões da turma de que as partes do corpo não eram mais suficientes para realizar medições, em um segundo momento, propomos outra história virtual que evidenciasse a necessidade histórica de padronizar as medidas. Para dar continuidade a esta perspectiva, no terceiro momento apresentamos uma história sobre o metro onde cada criança confeccionou com uma tira de papel pardo o seu metro com o auxílio de uma régua. Também medimos a altura das crianças e construímos um gráfico para melhor compreensão, bem como para finalizar, realizamos dois jogos referentes a unidade didática. Ao desenvolvermos esta Unidade Didática, percebemos que a turma apresentou algumas dificuldades, porém no decorrer das ações, elas foram sendo sanadas possibilitando aprendizagens sobre medidas de comprimento. Concluímos destacando a importância de ações que aliem a prática com a teoria na formação de futuros professores, em especial ao integrar um projeto de iniciação à docência.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LOSEKANN, Luana Giuliani et al.. MEDIR, PADRONIZAR E CONHECER O METRO: UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE MEDIDAS DE COMPRIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22124-MEDIR-PADRONIZAR-E-CONHECER-O-METRO--UMA-UNIDADE-DIDATICA-SOBRE-MEDIDAS-DE-COMPRIMENTO-NOS-ANOS-INICIAIS-DO-ENSIN. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes