O AGIR DO PROFESSOR DE FILOSOFIA FRENTE À DIVERSIDADE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O AGIR DO PROFESSOR DE FILOSOFIA FRENTE À DIVERSIDADE
Autores
  • Rodrigo Grobe Navarro Luiz
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22114-O-AGIR-DO-PROFESSOR-DE-FILOSOFIA-FRENTE-A-DIVERSIDADE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Professor de filosofia, Diversidade, Criativo, Inventar.
Resumo
O presente artigo propõe uma análise sobre o agir do professor de filosofia em face à diversidade. Certamente o espírito questionador se faz presente ao licenciando em filosofia quando defrontado a uma reflexão no que tange a importância de sua prospectiva docência antes de colocá-la em prática. Diante de uma amplitude de diversidades de elevada relevância, tais como: a complexidade que envolve o ensino de filosofia para jovens; heterogeneidade de realidades da escola; os múltiplos enfoques que se pode ter com esse ensino; bem como a diversidade de compreendê-lo, exige do licenciando em filosofia um pensar filosófico acurado. A filosofia está presente antes da aula começar. As questões que pairam nebulosamente na esfera reflexiva do aspirante a docente de filosofia: Como ensinar? O que ensinar? Para que ensinar? Serão sanadas ao encontrar resposta a uma única indagação: Como transmitir conteúdos tradicionais da filosofia aos jovens de maneira que não se torne uma avalanche de conceitos desconcatenados com a realidade contemporânea de suas vivências? Inventar. Partindo de uma visão heraclitiana, a concepção da formulação de um manual, na qual se pressupõem métodos assertivos norteadores de amparo ao docente no ministrar de suas aulas é inconcebível, pois o professor se faz no agir. Um constante vir a ser. Desta perspectiva pré-socrática, a título de exemplificação, a imagem de um vulcão expelindo lava é usada analogamente para associar o agir do professor ao magma. Na medida em que entra em contato com a exterioridade, ou seja, com o contexto de realidade de vivência e interação com os estudantes, molda a si mesmo se adéqua às discrepâncias e preponderâncias apresentadas no relevo em que se propaga, sem perder a carga de energia transformadora oriunda de um núcleo central de reflexão filosófica. Portanto, concluir que este moldar e adequar sem perder a reflexão filosófica é necessário, porém só se concretiza com um pensar criativo. Criar, inventar, associar, contextualizar e provocar são verbos intrinsecamente ligados ao agir do docente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

LUIZ, Rodrigo Grobe Navarro. O AGIR DO PROFESSOR DE FILOSOFIA FRENTE À DIVERSIDADE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22114-O-AGIR-DO-PROFESSOR-DE-FILOSOFIA-FRENTE-A-DIVERSIDADE. Acesso em: 25/04/2024

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