UTILIZANDO O GEOPLANO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
UTILIZANDO O GEOPLANO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO
Autores
  • Ana Paula Uflacker Toja
  • Fernanda Hart Garcia
  • Eliane Aimi Rigon
  • Adriana Clara Pezzini de Oliveira
  • joao noel dos santos junior
  • Priscila Meireles Trindade
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22091-UTILIZANDO-O-GEOPLANO-PARA-A-CONSTRUCAO-DE-CONCEITOS-DE-AREA-E-PERIMETRO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Matemática, geoplano, estratégias, construção.
Resumo
Buscando auxiliar na compreensão do conceito de área e perímetro, foi elaborada uma atividade, envolvendo um material manipulativo, a fim de amenizar as dificuldades apresentadas pelos educandos e capaz de proporcionar um ambiente de investigação que leve a construção de conceitos relacionados à área e perímetro de figuras planas através do Geoplano que é um material didático-pedagógico muito rico. A atividade foi desenvolvida pelos alunos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja, atuantes na Escola Estadual Apparício Silva Rillo, juntamente com a professora supervisora da instituição escolar. O trabalho desenvolvido envolveu as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental. O objetivo da referida prática é desenvolver nos alunos a capacidade de elaborar estratégias, ou buscar em seus conhecimentos já adquiridos um caminho para levá-los a reconhecer a relação existente entre as fórmulas teóricas apresentadas nas aulas e como isso se dá na realidade. Inicialmente, houve a apresentação do Geoplano e a explicação de como utilizá-lo. Após explanação dos bolsistas, realizou-se a primeira atividade que solicitava aos alunos a construção de diversas figuras semelhantes, porém de diferentes tamanhos. O próximo passo era calcular a soma do comprimento dos lados de cada figura. Através desse exercício buscou-se proporcionar ao aluno a compreensão do conceito de perímetro. Na atividade seguinte os alunos deveriam construir um retângulo, contar quantos quadradinhos se formou dentro do retângulo e anotar em uma tabela; o próximo passo era traçar uma de suas diagonais, dividindo a figura em duas partes iguais e contar quantos quadradinhos tem em cada parte e realizar novamente as anotações. A reação dos alunos ao reproduzir a figura no Geoplano, chamou a atenção dos bolsistas. Isso porque os discentes descobriram, durante a manipulação do material, que construindo o retângulo e traçando uma de suas diagonais era possível visualizar que o triângulo retângulo era a metade do retângulo no qual estava inscrito. Muitos demonstraram surpresa ao identificar desta forma à relação da fórmula existente para cálculo da área com a figura. Enfim, através desta atividade foi possível refletir sobre vários aspectos da pratica pedagógica necessárias ao bom trabalho docente, como por exemplo, as dificuldades apresentadas pelos alunos no entendimento dos enunciados, a capacidade dos mesmos de desenvolver estratégias para alcançar um objetivo, dificuldade de argumentação e a necessidade da contribuição do docente como mediador do processo ensino - aprendizagem.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

TOJA, Ana Paula Uflacker et al.. UTILIZANDO O GEOPLANO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22091-UTILIZANDO-O-GEOPLANO-PARA-A-CONSTRUCAO-DE-CONCEITOS-DE-AREA-E-PERIMETRO. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes