ENTRE O VESTIBULAR E A PROVA DO ENEM: NOVOS DESAFIOS PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ENTRE O VESTIBULAR E A PROVA DO ENEM: NOVOS DESAFIOS PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS.
Autores
  • Thalles Ricardo de Melo Silva
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22079-ENTRE-O-VESTIBULAR-E-A-PROVA-DO-ENEM--NOVOS-DESAFIOS-PARA-AS-CIENCIAS-SOCIAIS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Livro Didático, ENEM, Vestibular, SISU, Interdisciplinaridade.
Resumo
Desde 2013, o projeto “como os sociólogos se tornam professores” tem se voltado para a transposição didática dos acadêmicos do curso de licenciatura em ciências sociais, da Universidade Federal de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul. Um dos projetos é a produção de um livro didático redigido pelos discentes de licenciatura em ciências sociais, onde o mesmo é baseado no eixo estrutural da COPERVES, sendo que essas diretrizes eram voltadas para o vestibular e ao processo seletivo. Tendo em vista que a UFSM aderiu 80% de seu sistema de ingresso ao SISU, podemos levantar a seguinte questão: será que as diretrizes, em que o livro didático foi baseado, também são adequadas para a prova do ENEM? Pretendeu-se verificar se os capítulos redigidos pelos alunos estão de acordo com a interdisciplinaridade e as competências requeridas na prova do ENEM. Em uma sociedade complexa, compreende-se que o ensino fragmentado não emancipa o aluno, sendo então necessário um ensino interdisciplinar que leve o mesmo a ter reflexividade, proporcionando assim sua emancipação. Sendo também esse ensino democrático, que respeite os direitos humanos e que saiba trabalhar com as diferenças emergidas de uma sociedade globalizada. Depois de realizar uma análise de conteúdo do livro didático, que ainda está em produção, e a análise do PNLD (programa nacional do livro didático, que norteia o ensino para o ENEM), fizemos assim uma comparação dos dados levantados, a fim de observar se as diretrizes do governo coincidem com aquilo que foi produzido. Foi observado que os capítulos redigidos atentam para um ensino democrático que ensina a complementar as diferenças e não excluí-las, que torna o aluno mais reflexivo. Também há o diálogo com as áreas das ciências humanas e suas tecnologias. Constamos, ao findar a análise, a falta de um guia do professor, podendo ele ser útil para nortear a interdisciplinaridade na sala de aula.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Thalles Ricardo de Melo. ENTRE O VESTIBULAR E A PROVA DO ENEM: NOVOS DESAFIOS PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22079-ENTRE-O-VESTIBULAR-E-A-PROVA-DO-ENEM--NOVOS-DESAFIOS-PARA-AS-CIENCIAS-SOCIAIS. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes