CIBERCULTURA DA INFORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CIBERCULTURA DA INFORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE.
Autores
  • Hiroshi Okada
  • Jeniffer Antunes Prestes
  • Bruno Henrique Lopes De Souza
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22074-CIBERCULTURA-DA-INFORMACAO-NA-PRATICA-DOCENTE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Cibercultura. Educação. Rizoma. Estado. Relações de poder.
Resumo
O seguinte artigo tem por objetivo repensar e discutir a cibercultura em rede, suas deficiências e potencialidades para um viés educacional, de forma utilizá-la a favor do educando e do educador como forma emancipatória de sistemas de redirecionamento social, com vistas ao desenvolvimento da compreensão das suposições para a prática docente, buscando aliar teoria e aplicação. Para tanto, recorre-se à pesquisa bibliográfica norteada pelo trecho de uma conferência nacional intitulada A sociedade em rede, do conhecimento à política, de Manuel Castels (2005), e também de obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Na sociedade da informação contemporânea, com o advento cada vez mais crescente das áreas da microeletrônica, computação e telecomunicação, novos paradigmas e potencialidades surgem para a discussão pública acerca da educação. A busca cada vez maior por informações leva à necessidade de o indivíduo aderir ao uso do ciberespaço – local de interação e conhecimento, criado com o aparecimento da internet e rede mundial de computadores. O ciberespaço propiciou uma nova cibercultura em rede, na qual grupos e comunidades, formam inteligências coletivas e encaram dificuldades tais como a do anonimato, cyberbullyng, diferenciação entre informação e conhecimento, bem como questões legais acerca de propriedade intelectual. O uso da tecnologia, além de ter alta penetrabilidade e produção de conteúdo cognitivo em massa, proporciona uma oportunidade de superar o gap da carência de informação para o sujeito, a partir da partilha de informações a nível mundial, possíveis dificuldades ao acesso são barreiras a serem superadas. Segundo Castels (2005), o acesso ao conteúdo da web apresenta dois grandes desafios nos países em desenvolvimento como o Brasil: o uso da ferramenta a serviço do Estado; o acesso às tecnologias pelas classes de vulnerabilidade social. A intervenção do estado, instituições e dos meios de produção também acabam por utilizar da cibercultura como forma de redirecionamento da vontade humana para manter, assim, sua hegemonia, uma análise paralela desses fatos pode ser analisada na leitura do Tratado De Nomadologia: A Máquina de Guerra de Deleuze e Guattari (1997). A partir dos pressupostos apresentados, constata-se que a possibilidade de potencializar a educação, por meio de artifícios multimodais digitais interativos, bem como de elucidar educadores e educandos dos redirecionamentos intencionais que perpetuam hegemonias, e como forma de combatê-los, além da elucidação, se faz necessária ressignificação da vontade humana com a criação de corpos sem órgãos e busca de linhas de fugas (DELEUZE 1999, 2010). Logo torna-se cada vez mais comum e atraente às novas gerações a utilização do ciberespaço, e a cada avanço no tema, discussões e desafios novos surgirão, é dever com a sociedade promover discussões e reflexões para antecipar e aperfeiçoar a qualidade educativa e social, de forma a combater as engrenagens redirecionadoras do Estado.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OKADA, Hiroshi; PRESTES , Jeniffer Antunes Prestes ; SOUZA, Bruno Henrique Lopes De. CIBERCULTURA DA INFORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22074-CIBERCULTURA-DA-INFORMACAO-NA-PRATICA-DOCENTE. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes