FAZER-SE PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: DISCUSSÕES A PARTIR DE PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
FAZER-SE PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: DISCUSSÕES A PARTIR DE PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Autores
  • Carina Copatti
  • Robson Olivino Paim
  • Ana Maria de Oliveira Pereira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22072-FAZER-SE-PROFESSOR-NA-CONTEMPORANEIDADE--DISCUSSOES-A-PARTIR-DE-PRATICAS-DE-ESTAGIO-NA-FORMACAO-DE-PROFESSORES-DE-
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Práticas de estágio, Formação de professores, Ensino de Geografia.
Resumo
Este artigo origina-se das inquietações vivenciadas no decorrer do desenvolvimento das disciplinas de Estágio Supervisionado: Prática de Ensino em Geografia I, II, III e IV na Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS – Campus Erechim. Acompanhamos diferentes situações vividas e relatadas pelos acadêmicos em sua formação para a docência. Muitos destes relatos nos inquietam e justificam a necessidade de reflexões sobre a formação de professores. A partir desta realidade, contextualizamos a prática docente, a partir do momento em que esse profissional “faz-se” professor e passa a desenvolver uma série de atividades, que lhe permitem avaliar sua prática em busca de constante aprimoramento. Sendo assim, propomos uma reflexão em torno da seguinte questão: Como a prática de ensino no estágio curricular supervisionado contribui para o “fazer-se” professor? Para tanto, utilizamo-nos de contribuições teóricas, de vivências cotidianas como professores de estágio de docência e também a partir de depoimentos de acadêmicos do curso de Geografia, que vivenciaram a prática da docência na educação básica. Consideramos que, refletir sobre as práticas e realizar mudanças, se necessário, é fundamental para processo de ensino aprendizagem e só será realmente eficiente se o aporte teórico tenha sido consistentemente construído.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

COPATTI, Carina; PAIM, Robson Olivino; PEREIRA, Ana Maria de Oliveira. FAZER-SE PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: DISCUSSÕES A PARTIR DE PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22072-FAZER-SE-PROFESSOR-NA-CONTEMPORANEIDADE--DISCUSSOES-A-PARTIR-DE-PRATICAS-DE-ESTAGIO-NA-FORMACAO-DE-PROFESSORES-DE-. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes