A UTILIZAÇÃO DE CARTAS E ATIVIDADES PRÁTICAS COTIDIANAS NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DE CARTAS E ATIVIDADES PRÁTICAS COTIDIANAS NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Janaina de Castro Brisola
  • Juliana Maria Telles Matta Avanci
  • Bruna Borges Batista
Modalidade
Objetos Educacionais
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22069-A-UTILIZACAO-DE-CARTAS-E-ATIVIDADES-PRATICAS-COTIDIANAS-NO-ENSINO-DE-TERMOQUIMICA-NO-ENSINO-MEDIO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Aprendizado cooperativo. Contextualização. Motivação. Termoquímica.
Resumo
O atual ensino de Química vem sendo considerado maçante por se tratar de assuntos que nem sempre são possíveis de se visualizar. Por este motivo, uma nova técnica está sendo aplicada, denominada técnica de aprendizado cooperativo, que promove um melhor aprendizado, aumentando a motivação do aluno e possibilitando que uma quantidade maior de conteúdo seja compreendida e fixada pelos alunos através dessa atividade lúdica. O método proposto neste subprojeto de Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná teve como objetivo relacionar o cotidiano do aluno ao conteúdo de Termoquímica, através de um jogo didático com cartas. Ao relacionar imagens do dia a dia ao conteúdo, pode-se obter uma maior compreensão do mesmo, promovendo maior fixação do conteúdo de maneira lúdica e ao mesmo tempo didática, demonstrando-o de uma maneira prática. O projeto foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio de um colégio estadual de Curitiba e norteou-se através de um primeiro questionário, composto de 4 questões, respondido pelos alunos em sala de aula. Em seguida, uma aula teórica foi realizada abordando o tema. Uma aula prática, intitulada “Brigadeiro Químico”, que relacionava o tema ao cotidiano, também foi realizada para uma maior contextualização do assunto. A dinâmica do jogo aplicado apresentou-se de maneira diferente entre as turmas; uma das turmas mostrou-se mais participativa, interagindo durante o jogo e gerando debates interessantes e, a outra turma seguiu uma dinâmica sem muitas discussões. Com o término do projeto, aplicou-se novamente o questionário nas duas turmas. Através do último questionário concluiu-se que houve uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, em relação ao mesmo questionário aplicado no inicio, pois de acordo com os resultados os alunos acertaram as mesmas questões. Os objetivos específicos da presente pesquisa foram alcançados: alunos aptos a observar, relacionar e classificar as reações endotérmicas e exotérmicas de modo que o que foi aprendido na aula teórica se tornasse mais claro quando visualizado no cotidiano.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BRISOLA, Janaina de Castro; AVANCI, Juliana Maria Telles Matta; BATISTA , Bruna Borges Batista . A UTILIZAÇÃO DE CARTAS E ATIVIDADES PRÁTICAS COTIDIANAS NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22069-A-UTILIZACAO-DE-CARTAS-E-ATIVIDADES-PRATICAS-COTIDIANAS-NO-ENSINO-DE-TERMOQUIMICA-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes