DEFICIENTES E DIRETOS HUMANOS: TODOS PELA IGUALDADE E LIBERDADE NO FILOSOFAR.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
DEFICIENTES E DIRETOS HUMANOS: TODOS PELA IGUALDADE E LIBERDADE NO FILOSOFAR.
Autores
  • BRUNA DOS SANTOS FURTADO
  • MAÍZA ELIS CORRÊA
  • Marcelo Marques Duarte
  • John Lucas de Almeida
  • Allan Freitas
  • Jessica Cristina Hartinger Quintino
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22056-DEFICIENTES-E-DIRETOS-HUMANOS--TODOS-PELA-IGUALDADE-E-LIBERDADE-NO-FILOSOFAR
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Direitos humanos, Deficientes, Kant, Filosofia
Resumo
Introdução: nosso objetivo é desenvolver conjunto com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e a Declaração dos Direitos Das Pessoas com Deficiência e o órgão competente no Brasil, uma proposta na qual desenvolva-se todas as potencialidades do aluno com necessidades especiais. Assim, é necessário pensar numa inclusão em todos os âmbitos, mas principalmente no âmbito escolar. Neste instante, iremos nos ancorar sobre as reflexões sobre a educação, nos textos kantianos: Sobre a pedagogia e Ideia de história universal de um ponto de vista cosmopolita e no artigo A filosofia da educação kantiana: educar para a liberdade, de Alonso Bezerra Carvalho.Objetivos: para fundamentar essa perspectiva se apoiaremos no sistema kantiano sobre o educar, no qual a finalidade da educação é promover o progresso da sociedade civil, assim, conviver com os antagonismos é extremamente necessário para o desenvolvimento do homem como espécie, ou melhor, de todo homem sem qualquer distinção. Quando pensamos no sistema de Kant e,incluímos os portadores de necessidades espécies, começar a refletir sobre a possibilidade de emancipação desses homens, de sua historia como necessidade de vontade e liberdade. Metodologia: o método que se utilizaremos é de caráter analítico e especulativo, no qual não obtemos nenhum experimento prático, ou seja, não há analise concreta na realidade. Deste modo trata-se de comunicação oral. Considerações: ao pensarmos no ensino de filosofia em particular, a inclusão se faz necessária, pois é explicito a necessidade dos especiais de se tornarem autônomos e, consequentemente garantirem sua liberdade perante a sociedade civil, e ao conseguirmos efetivar essa emancipação por meio da associação desses alunos na escola regular, além de garantirmos sua finalidade enquanto homem proposta por Kant, em conjunto com a espécie e racionalidade. E se der um salto para além da simples emancipação desses alunos, de incluirmos suas vidas livres e autônomas na sociedade na qual ele está inserido, podemos ir além e talvez começarmos a pensar na capacidade de que, os alunos com necessidades especiais possam almejar e alcançar o tão sonhado filosofar.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

FURTADO, BRUNA DOS SANTOS et al.. DEFICIENTES E DIRETOS HUMANOS: TODOS PELA IGUALDADE E LIBERDADE NO FILOSOFAR... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22056-DEFICIENTES-E-DIRETOS-HUMANOS--TODOS-PELA-IGUALDADE-E-LIBERDADE-NO-FILOSOFAR. Acesso em: 26/04/2024

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