A ATUAÇÃO DO PIBID DA EDUCAÇÃO BÁSICA À UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A ATUAÇÃO DO PIBID DA EDUCAÇÃO BÁSICA À UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Autores
  • Luana Fussinger
  • Letícia Zanella
  • Natana Fussinger
  • Fabiana Vicente
  • JÉSSICA AVILA DA SILVA
  • Luci Mary Duso Pacheco
  • Vildes Mulinari Gregolon
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22053-A-ATUACAO-DO-PIBID-DA-EDUCACAO-BASICA-A-UNIVERSIDADE--CONTRIBUICOES-TEORICO-PRATICAS-PARA-A-FORMACAO-DOCENTE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Formação Docente, Pedagogia, PIBID.
Resumo
O presente trabalho provém das experiências oriundas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no Curso de Pedagogia/URI-FW, buscando identificar as contribuições do mesmo para a formação acadêmica dos alunos envolvidos. O PIBID introduz mecanismos de valorização ao ensino, podendo ser considerado uma ação pedagógica indispensável à formação docente, pois atua tanto no contexto da escola básica como espaço formativo, quanto nas atividades desenvolvidas no âmbito universitário. Deste modo, objetiva-se descrever como o PIBID atua na universidade por meio das Semanas Formativas do Curso de Pedagogia, através de grupos estudos que envolvem Leituras Pedagógicas e Filmes Educativos, nos quais os bolsistas planejam e conduzem atividades complementares à formação. Os Grupos de Estudos e Pesquisa fazem parte da Semana Formativa do referido curso e ocorrem no decorrer de cada semestre, com duração de duas semanas alternadamente, nas quais os alunos poderão se inserir conforme seu interesse. Neste sentido, o estudo justifica-se pelas ações que o PIBID desenvolve, proporcionando aos bolsistas envolvidos uma iniciação à docência no período em que ainda se encontram na formação universitária. O relato compreende uma metodologia de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico e experimental, dividindo-se em três momentos: o primeiro apresenta o Programa PIBID, o segundo retrata o Curso de Pedagogia e o último relata as contribuições teóricas e práticas do PIBID para a formação docente. Mediante aos estudos realizados, verificou-se que o PIBID tem contribuído para reforçar a importância da formação docente na melhoria da educação. Contudo, o programa dispõe a oportunidade de se estar cada vez mais próximo do cotidiano escolar, possibilitando a aquisição de novas experiências e maiores aprendizados, vinculados à escola campo e a universidade. E é exatamente esta ligação que propõe o aprimoramento teórico e prático do graduando, possibilitando aos mesmos, desenvolver experiências, competências, habilidades e uma aprendizagem mais direcionada ao ato do saber fazer docente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FUSSINGER, Luana et al.. A ATUAÇÃO DO PIBID DA EDUCAÇÃO BÁSICA À UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22053-A-ATUACAO-DO-PIBID-DA-EDUCACAO-BASICA-A-UNIVERSIDADE--CONTRIBUICOES-TEORICO-PRATICAS-PARA-A-FORMACAO-DOCENTE. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes