UTILIZAÇÃO DE TICS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTO ANTÔNIO, MAFRA/SC

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
UTILIZAÇÃO DE TICS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTO ANTÔNIO, MAFRA/SC
Autores
  • Cristiano Cardozo
  • Eliane Portela
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22038-UTILIZACAO-DE-TICS-COMO-FERRAMENTA-DE-APRENDIZADO-NAS-PRATICAS-EM-EDUCACAO-AMBIENTAL-NA-ESCOLA-DE-EDUCACAO-BASICA-
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação ambiental. Ambiente. Educação.
Resumo
A educação ambiental se constrói numa forma ampla de educação, e tem como finalidade envolver todos os cidadãos, através de um processo didático-pedagógico participativo que procura transferir ao educando uma consciência crítica sobre os problemas ambientais, pois todos têm direito a um ambiente saudável, bem como o dever de preservá-lo. Entretanto a preocupação com uma educação voltada as questões ambientais é muito recente, o homem está percebendo as consequências que estão ocorrendo no meio em que vive e as grandes catástrofes pela falta de conscientização. A educação ambiental começa dentro das escolas, e deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, com o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais e as tecnologias. Os bolsistas do PIBID colocaram em prática os conhecimentos sobre a preservação ambiental com conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais com ênfase a educação ambiental e a utilização de TICs, na Escola de Educação Básica Santo Antônio, Mafra/SC. Os acadêmicos bolsistas trabalham de forma lúdicas em várias miniaulas e a cada encontro transferem aos alunos medidas que possam amenizar os grandes problemas ambientais. O projeto está sendo desenvolvido desde o final do 1º semestre de 2014 e engloba os alunos da tarde do ensino fundamental II da E.E.B. Santo Antônio. Foi desenvolvido atividades como reincorporar na escola a horta. Foi realizada pesquisas com os alunos do 8º ano e logo após a pesquisa os alunos junto com os bolsistas foram fazer o plantio das plantas pesquisadas em garrafas PETs corretamente adubada e preparada para receberem os vegetais e essas garrafas foram colocadas rentes ao muro a fim de formar uma horta vertical ecológica, aproveitando materiais reciclados. A ideia chamou a atenção de alunos e professores e algumas plantas se adaptaram ao novo ambiente, algumas devem ser trocadas. Um dos assuntos abordados também foi o descaso que ocorre em uma Ilha no Oceano Pacífico, onde filhotes de Albatrozes morrem por ingerir lixo jogado pelo homem na natureza, esse lixo viaja por quilômetros no oceano e os pais (Albatrozes adultos) confundem esse lixo com alimentos, pegando e levando até seus filhotes para se alimentarem, levando assim seus filhotes a morte, o fotógrafo responsável pelo vídeo que percorreu a ilha em busca de provas (fotos) encontrou no estômago dessas aves, tampas de garrafas, isqueiros e vários tipos de lixos pequenos. A proposta era sensibilizar os alunos sobre o impacto do lixo produzido pelos seres humanos na vida dos Albatrozes e trazer outros exemplos que observamos nos diversos veículos de comunicações que muitas vezes não damos importância. Trabalhar educação ambiental não é fácil e exige muito empenho e dedicação para conscientizar uma população que a maioria está conectada a tecnologia. Implementar projetos sobre educação ambiental e tecnologia forma um elo que chama a atenção dos educando de tal forma que contribui muito para o aprendizado sobre essa temática tão discutida na atualidade.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CARDOZO, Cristiano; PORTELA, Eliane. UTILIZAÇÃO DE TICS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTO ANTÔNIO, MAFRA/SC.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22038-UTILIZACAO-DE-TICS-COMO-FERRAMENTA-DE-APRENDIZADO-NAS-PRATICAS-EM-EDUCACAO-AMBIENTAL-NA-ESCOLA-DE-EDUCACAO-BASICA-. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes