INCENTIVO A AUTONOMIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE PARADIGMAS E FICÇÕES DA QUÍMICA E FÍSICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
INCENTIVO A AUTONOMIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE PARADIGMAS E FICÇÕES DA QUÍMICA E FÍSICA
Autores
  • Raul Ribeiro Jungles de Lima
  • Rodrigo Pedroso da Silva
  • Matheus Miranda Barboza
  • Daniel Schwanka Gbur
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22035-INCENTIVO-A-AUTONOMIA-E-INICIACAO-CIENTIFICA-ATRAVES-DE-PARADIGMAS-E-FICCOES-DA-QUIMICA-E-FISICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação, Autonomia, Rompimento Abordagem Tradicional, Incentivo.
Resumo
Como citado por Paulo Freire, o papel da instituição de ensino é “formar o cidadão, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo”. Para o desenvolvimento desse cidadão, assumimos como princípio básico, a autonomia do mesmo em relação ao contexto social que o envolve. O incentivo a esta autonomia deve ser ofertado ao estudante clara e frequentemente, e a escola deve assumir esta responsabilidade. E, ainda a frente da instituição, encontra-se o professor como conector entre o saber técnico-científico e o desenvolvimento do pensamento crítico utilizando de contextualizações sócio-culturais. O objetivo deste trabalho é propor um método alternativo para estimular ao educando a autonomia no desenvolvimento de seu aprendizado. Junto a isto, um mapeamento do que os estudantes do ensino médio pensam sobre a Química, qual o nível de aceitação e conhecimento dos estudantes em relação ao o que ela representa. Como consequência de todo o desenvolvimento do projeto, assimilação por parte do educando de assuntos voltados a Química e Física Quântica. A metodologia simplificada pode ser divida em seis passos que se darão em quatro ou três encontros. O 1º passo intitulado Adaptação, desenvolve-se junto ao primeiro encontro e consiste na escolha da(s) turma(s) a ser (em) trabalhada(s) e o primeiro contato com o alunado para apresentação. A explanação sobre o tema Química Quântica, com o foco voltado as limitações e paradigmas das atuais teorias atômicas ocorrerá no 2º passo, segundo encontro. No 3º passo e ainda segundo encontro, após o término da explanação, solicitar aos alunos, através de um texto em modelo de carta, sobre o que eles escreveriam a quem “inventou” a Química e qual o seu nível de interesse pela mesma ou outra ciência. Junto a isso, usando os fundamentos, paradigmas e teorias da Química Quântica, solicitar ao discente que crie um personagem, um super herói, ou algo do gênero, que representasse em seus poderes uma teoria elaborada, ou não, pelos próprios alunos. Os discentes terão uma semana para entregar as cartas. Solicitar que os mesmos elaborem a fantasia de seu super herói e as utilizem no 3º encontro. Recolher a carta solicitada, apontar o que deve ser organizado para a próxima aula como parâmetros para as fantasias, tempo de apresentação e critérios que serão analisados para a distribuição da nota, se dará no 4º passo e terceiro encontro. Analisar as apresentações. Colher o relato dos alunos que demonstraram maior interesse e emprenho em forma de vídeo. E pedir para que o alunado responda as questões pré-elaboradas. Nesta etapa, se dará o quarto encontro e 5º passo. Como resultado parcial, tem-se a análise, de forma superficial, do atual aluno do ensino médio em relação à autonomia e pró-atividade. Também, pode-se analisar com clareza a eficácia da metodologia proposta.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LIMA, Raul Ribeiro Jungles de et al.. INCENTIVO A AUTONOMIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE PARADIGMAS E FICÇÕES DA QUÍMICA E FÍSICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22035-INCENTIVO-A-AUTONOMIA-E-INICIACAO-CIENTIFICA-ATRAVES-DE-PARADIGMAS-E-FICCOES-DA-QUIMICA-E-FISICA. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes