LÍNGUA FRANCESA E LÍNGUA PORTUGUESA ALIADAS NA SALA DE AULA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
LÍNGUA FRANCESA E LÍNGUA PORTUGUESA ALIADAS NA SALA DE AULA
Autores
  • Luana da Costa Freitas
  • Ana Paula Ferreira Urban
  • Anabelli Hortiz de Almeida
  • Jennifer Nogueira dos Santos
  • juliana ristow weisz
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22034-LINGUA-FRANCESA-E-LINGUA-PORTUGUESA-ALIADAS-NA-SALA-DE-AULA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PALAVRAS-CHAVE: Alunos; Ensino; Língua Estrangeira.
Resumo
Este texto tem como finalidade apresentar os trabalhos desenvolvidos no Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila na periferia da cidade de Ponta Grossa-PR. As atividades foram desenvolvidas no subprojeto Língua Francesa e Língua Portuguesa integradas na sala de aula coordenado pelas professora Andrea Correa Paraiso Muller e Rita de Cássia da Silva Bergamasco Just dentro do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).Nosso subprojeto justifica-se pelo fato de a “Língua Estrangeira apresentar-se como espaço para ampliar com outras formas de conhecer, com outros procedimentos interpretativos de construção da realidade” (DCE-LEM, 2008, p. 53), isto é, a Língua estrangeira neste contexto será uma ferramenta que enriquecerá o aprendizado do discente. O trabalho foi realizado nas turmas dos nonos anos. Inicialmente trabalhou-se com os alunos um trecho do romance: Em busca do tempo perdido de Marcel Proust, em que um bolinho chamado madeleine faz o sujeito encontrar memórias relacionadas aos momentos que ele viveu no seu passado. Após a análise, discussão e contextualização do texto lido, trabalhamos o gênero receita com os alunos. Aproveitando este tema, decidimos desenvolver uma atividade que aliasse o conteúdo que fora trabalhado a um novo conhecimento. Para este novo projeto, optamos por trabalhar a receita do bolinho madeleine em português e em francês. Neste primeiro momento, levamos as duas receitas aos alunos e realizamos uma comparação entre elas. Quais palavras eram semelhantes e apresentavam o mesmo sentindo, a colocação dos tempos e modos verbais, quais as diferenças e proximidades entre eles, uma vez que, a língua francesa influenciou inúmeras palavras do nosso vocabulário e também acreditamos que essa relação entre as línguas seja necessária para que os discentes percebessem que a nossa língua não é homogênea e apresenta elementos trazidos de outros idiomas. O próximo passo, seria o registro da confecção da receita dentro da sala de aula. Para isso, levamos os ingredientes necessários e comunicamos os alunos que eles seriam responsáveis pela produção da madeleine e nós supervisionaríamos a produção. Essa fase foi essencial já que nesse momento pudemos unir a teoria estudada na sala à pratica realizada dentro do ambiente escolar.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FREITAS, Luana da Costa et al.. LÍNGUA FRANCESA E LÍNGUA PORTUGUESA ALIADAS NA SALA DE AULA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22034-LINGUA-FRANCESA-E-LINGUA-PORTUGUESA-ALIADAS-NA-SALA-DE-AULA. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes