INVESTIGAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NAS CONCEPÇÕES DOS BOLSISTAS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
INVESTIGAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NAS CONCEPÇÕES DOS BOLSISTAS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE
Autores
  • Erick Parize
  • Fernanda Mendes Ferreira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22025-INVESTIGACAO-DAS-CONTRIBUICOES-DO-PIBID-NAS-CONCEPCOES-DOS-BOLSISTAS-LICENCIANDOS-EM-CIENCIAS-BIOLOGICAS-DA-UNIVER
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Formação Inicial de Professores de Biologia, PIBID, Ensino de ciências
Resumo
A formação inicial de professores é um tema muito importante devido a necessidade de preparar pedagogicamente e cientificamente os futuros docentes para colocar em prática o processo de ensino-aprendizagem dentro da sala de aula. Muitos programas para o incentivo docente vêm surgindo e um tem recebido grande notoriedade dentro desse cenário, o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que tem como objetivos principais incentivar a formação de docentes em nível superior para atuarem na educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas promovendo a integração entre a educação superior e a educação básica, inserir os licenciados no cotidiano escolar e contribuir para a articulação entre a teoria e a pratica necessárias para à formação dos docentes elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. O objetivo desse trabalho é investigar se esses objetivos citados estão sendo atingidos a partir da concepção dos alunos bolsistas do curso Licenciatura em ciências biológicas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa e assim traçar também o perfil desse acadêmico, tanto pessoal quanto profissional, qual era seu interesse ao cursar licenciatura, suas opiniões sobre o curso e carreira, qual o lado positivo e negativo sobre a influência do PIBID na vida profissional durante a sua formação, o que o projeto PIBID proporciona que a graduação é deficiente, etc. Optou-se pelo instrumento de coleta de dados na forma de questionários semiestruturados, em forma de perguntas quali-quantitativas, realizados com os bolsistas da instituição do curso de licenciatura em ciências biológicas. Os principais resultados obtidos fornecem algumas evidencias sobre o perfil dos bolsistas e consequentemente do licenciando em biologia e as mudanças proporcionadas pela participação no PIBID. Entre outras considerações este estudo aponta a necessidade do programa PIBID na formação inicial de professores por, muitas vezes, motivar e proporcionar o contato inicial com a carreira docente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PARIZE, Erick; FERREIRA, Fernanda Mendes. INVESTIGAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NAS CONCEPÇÕES DOS BOLSISTAS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22025-INVESTIGACAO-DAS-CONTRIBUICOES-DO-PIBID-NAS-CONCEPCOES-DOS-BOLSISTAS-LICENCIANDOS-EM-CIENCIAS-BIOLOGICAS-DA-UNIVER. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes