ROTEIROS DE ESTUDO ENVOLVENDO LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ROTEIROS DE ESTUDO ENVOLVENDO LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA
Autores
  • Welington Maicon Rizzi
  • Lenize Rodrigues da Conceição
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22022-ROTEIROS-DE-ESTUDO-ENVOLVENDO-LEITURA-E-ESCRITA-EM-MATEMATICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Matemática, Leitura e escrita.
Resumo
A falta de interesse por parte dos alunos para e em aprender Matemática vem nos colocando a pensar em estratégias de estudar essa disciplina. A maneira isolada como ela é abordada pode ser um dos fatores pelo qual se destaca como um campo do conhecimento desnecessário. Então, buscando mudar este “pré-conceito” e proporcionar aos alunos diferentes cenários de interação com o conhecimento matemático, desenvolvemos algumas estratégias para estudar Matemática que, no subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – UNISINOS, denominamos de leitura e escrita em Matemática. Tais estratégias consistem na exploração de um texto informativo que, por meio de um roteiro de estudos, é estudado e vinculado à Matemática. No presente artigo, relataremos duas propostas de trabalho que foram desenvolvidas sob esta perspectiva, em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública estadual do município de São Leopoldo – Rio Grande do Sul. Uma delas foi desenvolvida no sexto ano, na qual exploramos a história do calendário para problematizar o ensino de frações. No sétimo ano, a tarefa envolveu o estudo do fuso horário para ampliar os significados das operações, adição e subtração, no conjunto dos números inteiros. Por meio destas atividades, promovemos a interpretação de texto e instigamos os alunos a discutirem os assuntos abordados. Além disso, durante o desenvolvimento das tarefas foi possível estabelecer relações entre o assunto em estudo e os conteúdos matemáticos. Essa experiência permitiu identificar potencialidades da leitura e da escrita como uma estratégia de estudar Matemática, visto que ela contribui para a compreensão e atribuição de significados aos conhecimentos matemáticos, bem como para ampliação dos conhecimentos sociais e culturais dos alunos e professores envolvidos com a proposta. Diante disso, destacamos que essa estratégia torna a aula mais significativa e atraente para os alunos, uma vez que o conteúdo passou a ser abordado de forma integrada a situações da realidade.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

RIZZI, Welington Maicon; CONCEIÇÃO, Lenize Rodrigues da. ROTEIROS DE ESTUDO ENVOLVENDO LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22022-ROTEIROS-DE-ESTUDO-ENVOLVENDO-LEITURA-E-ESCRITA-EM-MATEMATICA. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes