CARACTERIZANDO A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CARACTERIZANDO A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
Autores
  • Rosane Wolff
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/21767-CARACTERIZANDO-A-INICIACAO-A-DOCENCIA-EM-MATEMATICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Formação de professor, Matemática, Iniciação à docência.
Resumo
O presente relato pretende trazer contribuições ao processo de iniciação à docência promovida pelo PIBID. Destaca a concepção de formação que inclui uma dimensão pessoal de desenvolvimento, contrapondo-se às concepções eminentemente técnicas, reconhecendo a escola como lugar de formação, tendo em vista os saberes que nela se pode construir. Caracteriza o que denomina de docência colaborativa, modalidade de ação predominante no subprojeto de Matemática da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, na qual o bolsista participa junto com o professor regente da turma dos processos de planejamento, execução e avaliação das atividades de ensino e aprendizagem. O bolsista acompanha a prática docente em seus diferentes âmbitos, seja na sala de aula, no recreio, nas reuniões, em planejamentos, na elaboração de materiais, entre outras atividades e, gradativamente, amplia seu protagonismo. Este processo de colaboração inclui a discussão e a avaliação do trabalho desenvolvido, sendo que professor e bolsistas têm a oportunidade de trocar diferentes pontos de vista sobre a escola, os alunos e os seus processos de ensino e aprendizagem. O relato apresenta dados dos relatórios mensais dos bolsistas no período de março 2014 a julho de 2015, nos quais estes escrevem a respeito das atividades desenvolvidas e as aprendizagens identificadas. O foco de análise tenta responder questões como: De que forma o futuro professor de Matemática percebe a aprendizagem? Como reconhece e enfrenta as dificuldades dos alunos? Que alternativas aponta? Além de responder tais perguntas, o relato pretende mostrar outras características que o bolsista vem desenvolvendo, como o compromisso com o planejamento, análise crítica da própria prática e valorização do trabalho coletivo. Em síntese, a docência colaborativa acompanhada dos registros, produzidos regularmente pelos bolsistas do subprojeto de Matemática, é reconhecida como estratégia importante ao processo de tornar-se professor, na perspectiva de reflexão na ação.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

WOLFF, Rosane. CARACTERIZANDO A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/21767-CARACTERIZANDO-A-INICIACAO-A-DOCENCIA-EM-MATEMATICA. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes