A EXPERIMENTAÇÃO COMO APOIO AO ENSINO DE CINEMÁTICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS - FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

DOI
10.29327/13515.1-14
Título do Trabalho
A EXPERIMENTAÇÃO COMO APOIO AO ENSINO DE CINEMÁTICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS - FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Nathan Saraiva de Athaides
  • Cláudia Mendes Mählmann
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/21647-A-EXPERIMENTACAO-COMO-APOIO-AO-ENSINO-DE-CINEMATICA-NAS-AULAS-DE-CIENCIAS---FISICA-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino de Física, material didático pedagógico, intervenção
Resumo
A Física começa a ser ensinada antes do ensino médio, mais precisamente no nono ano do ensino fundamental na disciplina de ciências. Onde os conteúdos devem ser abordados conceitualmente, porém, muitas vezes, os alunos possuem dificuldades para abstrair esquemas, desenhos de livros, ou mesmo explicações mais elaboradas. Conhecendo estas dificuldades foi planejado um material didático-pedagógico para demonstração experimental de conteúdos como: deslocamento, velocidade média, aceleração, movimento uniforme e movimento uniformemente variado. Este foi utilizado com uma turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Santa Cruz do Sul – RS. O material elaborado teve por objetivo auxiliar os adolescentes com dificuldade na área de Física a entenderem os conceitos que o professor explica. Através da visualização e observação de fenômenos Físicos envolvendo cinemática, será mais fácil ao discente entender o que realmente está acontecendo, conceitos, medidas, características, e até mesmo cálculos envolvidos. Para a elaboração do material proposto foram utilizados materiais alternativos, a partir de materiais recicláveis, reciclados, ou de baixo custo de aquisição, pois além do objetivo pedagógico as práticas realizadas foram propostas com base na simplicidade, fácil acesso, e de simples fabricação do material didático-pedagógico, para que mais pessoas utilizem-nas, possibilitando a real construção do conhecimento por parte do aluno. Este material foi utilizado durante as aulas de ciências, através de intervenção por parte do bolsista do PIBID, sendo que, para cada conteúdo abordado pelo professor titular da turma houvesse apresentação e realização de atividades experimentais. Visando avaliar as atividades realizadas foi elaborado um questionário com questões objetivas que foram respondidos pelos alunos, bem como outro questionário respondido pelo professor da disciplina, possibilitando, assim, observar-se a satisfação e melhora na qualidade de aprendizado pelo olhar crítico do docente. Com a melhora substancial notada no aprendizado provou-se a importância do projeto desenvolvido na escola, segundo o professor titular a aceitação dos alunos foi melhor utilizando o material didático pedagógico do que nos outros anos em que não havia este recurso, logo a inciativa foi válida para o incremento da aprendizagem.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ATHAIDES, Nathan Saraiva de; MÄHLMANN, Cláudia Mendes. A EXPERIMENTAÇÃO COMO APOIO AO ENSINO DE CINEMÁTICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS - FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/21647-A-EXPERIMENTACAO-COMO-APOIO-AO-ENSINO-DE-CINEMATICA-NAS-AULAS-DE-CIENCIAS---FISICA-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes