RELATO DE EXPERIENCIA- SUPERANDO CONFLITOS ENTRE TEORIA E PRATICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIENCIA- SUPERANDO CONFLITOS ENTRE TEORIA E PRATICA
Autores
  • SUELEN PRESTES COUTINHO
  • MARIA DE LOURDES FERRO BAVARESCO
  • Ana Isabelle Trindade Araújo da Silva
  • Elaine Teotonio da silva Butture
  • Célia Souto Sebastião da Silva
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/21637-RELATO-DE-EXPERIENCIA--SUPERANDO-CONFLITOS-ENTRE-TEORIA-E-PRATICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Planejamento, ensino, possibilidades.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar e analisar as práticas docentes vivenciadas pelas integrantes do PIBID/PUCPR na Escola Municipal Marumbi. Resultado da integração entre teoria, prática e pesquisa, a estrutura desse trabalho consiste na descrição e reflexão de atividades desenvolvidas em sala de aula durante o exercício da docência das Pibidianas, bem como os planejamentos organizados durante a atuação em classe. As atividades planejadas em questão têm como eixo norteador os direitos humanos, e foram aplicadas dentro do projeto de leitura e interpretação de texto, que já vinha sendo desenvolvido pela escola. Neste processo de experiências buscamos refletir e articular teoria e prática, promovendo a integração entre Educação Superior e a Educação Básica. Assim, por meio de observações e uma análise mais aprofundada, percebeu-se que os estudantes apresentaram dificuldades decorrentes da interpretação de textos e não de raciocínio lógico-matemático em si, devido o déficit existente na aprendizagem de leitura e escrita. Desse modo, partindo do princípio de que, uma Educação Básica de qualidade, a qual a alfabetização é peça fundamental e um direito de todo cidadão, deu-se inicio ao projeto voltado para o uso adequado da leitura e da escrita de uma forma reflexiva respeitando o nível de desenvolvimento de cada estudante. As estratégias de ensino, bem como os planejamentos, foram se diversificando á medida que os estudantes se apropriavam do conhecimento. Esta experiência proporcionou ás pibidianas um olhar mais atento e reflexivo ás respostas dos alunos, tornando-as mais flexíveis no momento de planejar, percebendo a importância de uma orientação precisa quando o assunto é Alfabetização. Em síntese, descobrimos possibilidades de aprender com as diversas práticas observadas, sem criticar a postura ou metodologia de professores ou da escola, o que ocorre comumente no meio acadêmico, pelo contrário, descobrimos que a dicotomia entre teoria e prática não existe, pois, juntas permeiam todo o processo pedagógico, tornando o ensino passível de mudanças e de possibilidades que pode influenciar toda uma geração.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

COUTINHO, SUELEN PRESTES et al.. RELATO DE EXPERIENCIA- SUPERANDO CONFLITOS ENTRE TEORIA E PRATICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/21637-RELATO-DE-EXPERIENCIA--SUPERANDO-CONFLITOS-ENTRE-TEORIA-E-PRATICA. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes