“QUEM CONVIVE, VIVE...”: O RECREIO ESCOLAR COMO UM ESPAÇO EDUCATIVO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
“QUEM CONVIVE, VIVE...”: O RECREIO ESCOLAR COMO UM ESPAÇO EDUCATIVO
Autores
  • Mateus Lorenzon
  • Fabiane Olegário
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/21572-QUEM-CONVIVE-VIVE---O-RECREIO-ESCOLAR-COMO-UM-ESPACO-EDUCATIVO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID. Projeto de Intervenção. Recreio Escolar.
Resumo
Este estudo apresenta uma narrativa de intervenções pedagógicas realizadas nos recreios da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, localizada no município de Lajeado/RS. As atividades foram propostas por bolsistas do subprojeto Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES desenvolvido junto ao Centro Universitário UNIVATES. O Projeto Recreio Escolar consiste em um desdobramento do projeto de Parte Cheia (JUNQUEIRA FILHO, 2004) “Quem Convive, vive...” desenvolvido pela escola parceira, tendo como objetivo propor situações lúdicas que potencializam as relações das crianças com os seus pares, minimizando possíveis conflitos que poderiam ocorrer nos intervalos. Os recreios, nos quais são realizadas intervenções, tem duração aproximada de 20 minutos, e participam das atividades aproximadamente 120 crianças. No primeiro momento, foram realizadas oito observações participantes com o objetivo de identificar as atividades de interesse das crianças. A partir das situações observadas, construiu-se um repertório de atividades. As intervenções dos bolsistas ocorriam semanalmente, sendo que selecionavam-se cinco atividades que seriam desenvolvidas. Nas avaliações desenvolvidas posteriormente a aplicação, permitiam avaliar as situações de aprendizagem que seriam mantidas e as que seriam substituídas por outras. Salienta-se que utilizou-se como critério para a manutenção ou substituição das atividades o interesse e a procura das crianças. Destaca-se ainda, que a escuta sensível, isto é, estar atento às atitudes das crianças a fim de identificar seus interesses e necessidades permeou todo o projeto (JABLON, 2009). Observamos no decorrer do projeto, que a proposição das atividades permitiu uma maior integração das crianças, permitindo que elas ocupassem o tempo ocioso em atividades de lazer. Percebemos também, que enquanto as primeiras intervenções contemplavam somente atividades dirigidas, estas vão aos poucos dando lugar à situações em que as crianças organizam-se de forma autônomo.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

LORENZON, Mateus; OLEGÁRIO, Fabiane. “QUEM CONVIVE, VIVE...”: O RECREIO ESCOLAR COMO UM ESPAÇO EDUCATIVO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/21572-QUEM-CONVIVE-VIVE---O-RECREIO-ESCOLAR-COMO-UM-ESPACO-EDUCATIVO. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

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