IDENTIDADE AMBIENTAL: PERTENCIMENTO DO ALUNO AO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DE OFICINA DO PIBID BIOLOGIA UFPEL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
IDENTIDADE AMBIENTAL: PERTENCIMENTO DO ALUNO AO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DE OFICINA DO PIBID BIOLOGIA UFPEL
Autores
  • Sabrina Lorandi
  • Raphaela Alt Müller
  • Pâmela Cristina de Lima Avelar
  • FERNANDA RIBEIRO VARGAS
  • Luiz Fernando Minello
  • Juliana Aparecida Fernando
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/21421-IDENTIDADE-AMBIENTAL--PERTENCIMENTO-DO-ALUNO-AO-AMBIENTE-ESCOLAR-ATRAVES-DE-OFICINA-DO-PIBID-BIOLOGIA-UFPEL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Horta suspensa, Pufes, Resíduos, Diagnóstico, Identidade.
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza a experimentação docente e eleva a qualidade da formação acadêmica através de parcerias com escolas da rede pública de ensino. Neste contexto, o PIBID da Universidade Federal de Pelotas, associado à Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Joaquim Ferreira de Mello (Pelotas/RS), coletou informações junto aos alunos para elaboração de diagnóstico escolar revelando a necessidade de tornar a escola representativa e de despertar a importância da identificação dos discentes junto ao meio escolar, características fundamentais ao processo educacional. Diante disso, a oficina “Conscientização: resíduos recicláveis e revitalização do espaço escolar” propôs o desenvolvimento da criatividade e da consciência ambiental por meio da confecção de pufes e horta suspensa a partir de materiais recicláveis, problematizando a questão do lixo e enfatizando a relevância da redução de resíduos através da reutilização. A oficina, promovida pelo PIBID Biologia foi aplicada junto aos alunos do sexto e sétimo ano e dividida em três atividades: 1) Introdução teórica realizada por meio de diálogo informal, relacionando a concepção de meio ambiente, abordagem “Lixo versus Resíduos” e os impactos na natureza da sua má destinação (tempo de degradação dos materiais, poluição de corpos d’água, proliferação de doenças, liberação de tóxicos na queima). 2) Divisão dos alunos em três grupos de oito componentes realizando a manipulação de garrafas PET para montagem dos pufes com tesouras e fitas adesivas. 3) Elaboração da horta suspensa e dos recipientes florais de caixas de leite em que os alunos, orientados pelas acadêmicas pibidianas, manusearam os materiais e executaram o plantio das mudas de flores e condimentos. Ao final, os alunos puderam levar os recipientes florais para suas casas, assumindo a responsabilidade de cuidar do material produzido na escola, repassando as orientações de preservação aos demais colegas. O resultado da oficina foi exposto à comunidade escolar, durante a Mostra Multidisciplinar e Semana da Consciência Negra da escola. Considerando a conscientização ambiental, este trabalho torna-se fundamental para o desenvolvimento do cidadão preocupado com o impacto de seus resíduos. Ademais, foi possível demonstrar aos alunos que os ambientes de interação social do qual fazem parte, são de sua responsabilidade e, desta forma, a identidade com a escola é construída pelo reconhecimento de sua contribuição ao meio em que está inserido.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LORANDI, Sabrina et al.. IDENTIDADE AMBIENTAL: PERTENCIMENTO DO ALUNO AO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DE OFICINA DO PIBID BIOLOGIA UFPEL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/21421-IDENTIDADE-AMBIENTAL--PERTENCIMENTO-DO-ALUNO-AO-AMBIENTE-ESCOLAR-ATRAVES-DE-OFICINA-DO-PIBID-BIOLOGIA-UFPEL. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes