EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA REGIÃO DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA REGIÃO DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA
Autores
  • Elisabeth Baretta
  • JACQUELINE SALETE BAPTISTA RIGHI
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/21363-EXPERIENCIAS-E-CONTRIBUICOES-DO-PIBID-EDUCACAO-FISICA-NA-REGIAO-DO-MEIO-OESTE-DE-SANTA-CATARINA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Física, Criança, Formação de Professores.
Resumo
O PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. A Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) participa do PIBID contemplando 16 cursos de formação de professores. O sub-projeto Educação Física campus de Joaçaba, além de oportunizar aos acadêmicos a vivência no processo pedagógico de modo a intervir na promoção da saúde e qualidade de vida dos escolares por meio do desenvolvimento de suas habilidades motoras, possibilita que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente. Participam do PIBID Educação Física, 4 escolas de educação básica de Joaçaba, Herval D’ Oeste e Luzerna (SC), envolvendo 1.480 crianças do ensino fundamental I e II, com um professor de Educação Física responsável pela supervisão de 5 bolsistas em cada unidade escolar. Em 2014, quando da implantação do projeto, as equipes coletaram informações sobre a realidade escolar e desenvolveram projetos específicos que atendessem suas necessidades. Além das 8 horas semanais que os bolsistas atuam diretamente nas escolas, os mesmos participam de reuniões de trabalho, planejamento e avaliação e oficinas de formação continuada. Dentre as ações desenvolvidas nas escolas conjuntamente com as atividades de docência, destacam-se os seguintes projetos: Recreio Divertido, Centro Educacional Roberto Trompowsky (610 crianças de 6 a 15a); Criação de materiais alternativos, EM Cruz e Sousa (350 crianças de 6 a 15a); Recreio Orientado, EM São Francisco (410 crianças de 10 a 15a) e Por uma Escola melhor, EEB Oscar Rodrigues da Nova (110 crianças de 06 a 15a). O PIBID possibilita a oportunidade de reflexão para a equipe pedagógica da escola, principalmente para o professor envolvido como supervisor. Para os acadêmicos, estar em contato direto com os alunos possibilita vivenciar a prática de atuar em sala de aula. Acompanhar o planejamento das aulas, os relatos dos progressos e fragilidades nas ações desempenhadas em cada turma, a autoavaliação e reflexão sobre as atividades, são ações importantes e imprescindíveis à ação docente. É necessário saber onde se quer chegar para traçar as estratégias de intervenção. O PIBID apresenta-se como uma boa oportunidade que reforça o contato mais regular com o campo de trabalho futuro, contribuindo de forma significativa na sua formação. A proposta de utilizar materiais alternativos e aplicar conteúdos e atividades além das modalidades esportivas tradicionais, tem proporcionado aos bolsistas oportunidades de aprender e ensinar práticas e metodologias inovadoras a partir dos problemas e desafios existentes no contexto das aulas de Educação Física na educação básica.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BARETTA, Elisabeth; RIGHI, JACQUELINE SALETE BAPTISTA. EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA REGIÃO DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/21363-EXPERIENCIAS-E-CONTRIBUICOES-DO-PIBID-EDUCACAO-FISICA-NA-REGIAO-DO-MEIO-OESTE-DE-SANTA-CATARINA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes