REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Autores
  • Taniamara Vizzotto Chaves
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/21360-REFLEXOES-SOBRE-A-IMPORTANCIA-DO-PIBID-PARA-A-FORMACAO-INICIAL-DE-PROFESSORES-DE-FISICA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Ensino de Física, Formação inicial de professores, Saberes docentes
Resumo
O PIBID Subgrupo de Física iniciou suas atividades no Instituto Federal Farroupilha em setembro de 2012. Na ocasião eram ofertadas dez vagas para bolsistas de iniciação a docência o que se mantém até hoje. Devido aos altos índices de repetência, retenção e evasão no Curso de Licenciatura em Física a rotatividade de bolsistas no PIBID é relativamente grande e o período de permanência de alunos no programa é relativamente pequeno. Ainda assim, alguns alunos bolsistas que ingressaram no PIBID nos primeiros semestres do curso se mantém vinculados ao programa por mais de dois anos. A atuação como coordenadora junto ao PIBID Subgrupo de Física e como professora do Curso nas disciplinas relacionadas ao Ensino da Matéria fez com que tivéssemos algumas percepções relacionadas as posturas dos acadêmicos do curso que se inseriram no PIBID desde o inicio da formação e que permanecem no grupo por pelos menos dois anos durante a sua formação inicial. As posturas diferenciadas referem-se à forma como a docência vem sendo encarada e tratada por estes acadêmicos no processo de formação refletindo no processo de aprendizagem das disciplinas do curso em questão. Com base nestas percepções, bem como na problemática relacionada aos altos índices de retenção e evasão no Curso nos propusemos a investigar qual o papel do PIBID na formação inicial dos Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Farroupilha no que se refere à preparação para o exercício da docência. Para tanto, utilizamos como fontes de informação, pesquisa e análise os espaços das reuniões e atividades coletivas do subgrupo PIBID que compreendem estudos de aprofundamento teórico, planejamento, discussão e reflexão sobre o exercício da docência desenvolvida nas escolas parceiras do projeto. Fazem parte destes espaços os Licenciandos em Física Bolsistas de Iniciação a Docência, os Professores Supervisores das Escolas e a Coordenadora do Subprojeto. Também foram analisados planos de aula e atividades desenvolvidas e implementadas pelos bolsistas nas escolas. Analisamos as posturas dos acadêmicos durante os encontros coletivos bem como as atividades construídas pelos mesmos durante o período de participação no projeto. A partir das observações e análises evidenciamos que os alunos que participam do PIBID desde o inicio de sua formação no Curso em questão apresentam uma postura de professores reflexivos em relação a construção e ao exercício da prática pedagógica. Apresentam maior facilidade em desenvolver um trabalho coletivo e colaborativo. Evidenciamos que os saberes relacionados as Ciências da Educação, ao Ensino da Matéria e a Experiência apresentam para estes alunos importância equitativa em relação aos saberes relacionados a matéria de ensino (física) o que não percebemos em outros acadêmicos. Entendemos que a participação no PIBID desde o início da formação acadêmica proporciona aos acadêmicos o reconhecimento dos saberes relacionados a docência como fundamentais para a preparação e o exercício da docência promovendo uma formação mais sólida que articula a teoria e a prática e proporciona maior valorização da atividade docente por parte dos acadêmicos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CHAVES, Taniamara Vizzotto. REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/21360-REFLEXOES-SOBRE-A-IMPORTANCIA-DO-PIBID-PARA-A-FORMACAO-INICIAL-DE-PROFESSORES-DE-FISICA. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes