MULHERES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: UMA ANÁISE DO ACESSO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO NO INC - UFAM

Publicado em 10/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1241-6

Título do Trabalho
MULHERES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: UMA ANÁISE DO ACESSO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO NO INC - UFAM
Autores
  • Valcirlane Januário Sá
  • Fernanda Pacaio da Silva
  • Gilvânia Plácido Braule
  • Edilanê Mendes dos Santos
  • Tânia Suely Brasileiro
Modalidade
Resumo para Seminário de Pesquisa
Área temática
Dimensões históricas da América Latina
Data de Publicação
10/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pensar-e-repensar/934017-mulheres-indigenas-na-universidade--uma-anaise-do-acesso-permanencia-e-conclusao-da-graduacao-no-inc---ufam
ISBN
978-65-272-1241-6
Palavras-Chave
Mulheres Indígenas, Educação Superior, Universidade.
Resumo
Este trabalho realiza uma abordagem sobre as mulheres indígenas no contexto universitário enquanto discentes e egressas do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas. Na pesquisa em andamento sobre “Tessitura Humano-ecológica para uma Ecouniversidade” na região fronteiriça entre Brasil, Peru e Colômbia nota-se entre as problemáticas, a pouca presença de mulheres indígenas no Ensino Superior, estas ingressam e concluem em minoria. Assim, se objetiva analisar a presença feminina indígena na educação superior nos seis cursos de graduação: Administração, Antropologia, Ciências: Biologia e Química, Ciências Agrárias e Ambientais e Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola e Pedagogia do INC-UFAM. Por meio de um estudo documental do banco de dados cadastrais e de matrícula e análise com fundamentos em Faustino, Novaes e Rodrigues (2020) et al, observamos: minoria no acesso e permanência e destacamos o percentual de 25% de um universo de 65 indígenas; os trabalhos de conclusão apontam dificuldades enfrentadas pelas mulheres indígenas, e observamos que por questões socioeconômicas e culturais muitas não conseguem avançar nos estudos acadêmicos. Dentre as egressas poucas estudaram gênero feminino em diferentes dimensões da sociedade. Conclui-se neste estudo que somente o acesso ao ensino superior não é suficiente para garantir direitos para mulheres, as que conseguem concluir retratam um protagonismo de atuação acadêmica.
Título do Evento
IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e do Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SÁ, Valcirlane Januário et al.. MULHERES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: UMA ANÁISE DO ACESSO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO NO INC - UFAM.. In: Anais do simpósio internacional pensar e repensar a América Latina e do congresso internacional pensamento e pesquisa sobre a América Latina. Anais...Sao Paulo(SP) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pensar-e-repensar/934017-MULHERES-INDIGENAS-NA-UNIVERSIDADE--UMA-ANAISE-DO-ACESSO-PERMANENCIA-E-CONCLUSAO-DA-GRADUACAO-NO-INC---UFAM. Acesso em: 18/07/2025

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