ESTUDOS LATINO-AMERICANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Publicado em 10/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1241-6

Título do Trabalho
ESTUDOS LATINO-AMERICANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Autores
  • Edson Antoni
  • Evelin Cunha Biondo
Modalidade
Resumo para Seminário de Pesquisa
Área temática
Arte e Pensamento na América Latina
Data de Publicação
10/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pensar-e-repensar/931610-estudos-latino-americanos--contribuicoes-para-a-formacao-docente-em-uma-perspectiva-decolonial
ISBN
978-65-272-1241-6
Palavras-Chave
América latina; educação básica; formação docente.
Resumo
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apresenta, desde o ano de 2015, o componente curricular “Estudos Latino-americanos” nos dois anos finais do ensino fundamental. O componente insere-se no contexto dos desafios e das transformações teóricas que visam superar a colonialidade do saber, refletindo sobre o caráter colonialista e eurocêntrico que geralmente caracteriza o ensino da América Latina no currículo. Seu arcabouço teórico parte do pensamento decolonial, introduzindo formas outras de pensar as questões relacionadas à temática na Educação Básica. Para além de apresentar aspectos gerais de Estudos Latino-americanos, é objetivo deste artigo analisar os desafios e contribuições do referido componente curricular no processo de formação docente. As análises apresentadas neste trabalho tem como base entrevistas realizadas junto a docentes que tiveram, em algum momento da sua formação inicial, contato com o referido componente curricular. Analisando o material coletado, compreendemos que a proposta se configura como criadora: de um espaço de experimentação de novas abordagens sobre o ensino do tema; de produção e socialização de conhecimento sobre a América Latina; de observação, pesquisa e prática docente para alunos dos cursos de licenciaturas. Defendemos que o componente e a sua relação com docentes em formação desafiam os currículos tradicionais das licenciaturas, contribuindo para a construção de novas perspectivas sobre a América Latina.
Título do Evento
IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e do Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANTONI, Edson; BIONDO, Evelin Cunha. ESTUDOS LATINO-AMERICANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL.. In: Anais do simpósio internacional pensar e repensar a América Latina e do congresso internacional pensamento e pesquisa sobre a América Latina. Anais...Sao Paulo(SP) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pensar-e-repensar/931610-ESTUDOS-LATINO-AMERICANOS--CONTRIBUICOES-PARA-A-FORMACAO-DOCENTE-EM-UMA-PERSPECTIVA-DECOLONIAL. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes