O ENSINO DE LÍNGUA GUARANI NOS 8º E 9º ANOS: ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Publicado em 10/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1241-6

Título do Trabalho
O ENSINO DE LÍNGUA GUARANI NOS 8º E 9º ANOS: ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Autores
  • Aline De Paula Maia
  • Isabely Schermak Sanson Freitas
  • Ligia Paula Couto
Modalidade
Resumo para Seminário de Pesquisa
Área temática
Educação, políticas públicas e justiça social na América Latina
Data de Publicação
10/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pensar-e-repensar/929278-o-ensino-de-lingua-guarani-nos-8-e-9-anos--elaboracao-de-materiais-didaticos
ISBN
978-65-272-1241-6
Palavras-Chave
educação escolar indígena; língua Guarani; materiais didáticos.
Resumo
O trabalho deriva de ações do Coletivo de Estudos e Ações Indígenas da Universidade Estadual de Ponta Grossa e aborda o ensino da língua Guarani no Paraná, especificamente na Terra Indígena de Pinhalzinho. Para desenvolvê-lo, partimos da educação escolar indígena (Rcnei, 1998), dos movimentos de retomada e resistência (Mestre Mayá, 2021), da interculturalidade (Domingues, 2020) e do conceito de ancestralidade (Kambeba, 2021). O objetivo principal é discutir o processo de articulação desses fundamentos teóricos com a elaboração de materiais didáticos para o ensino de Guarani na Escola Estadual Indígena Yvy Porã. Em termos metodológicos, a pesquisa partiu do princípio do co-labor (Queiroz, 2020) e, com isso, nos baseamos nas atividades elaboradas pela professora de Guarani Silvana Mimbi Veríssimo, considerando a cultura guarani e os etnoconhecimentos (Veríssimo, 2021). Assim, o material foi construído junto à comunidade, com a docente participando na elaboração e seguindo o RCNEI (1998). Como resultado, organizamos materiais para o ensino de Guarani nos 8º e 9º anos: um caderno do professor com atividades sobre ancestralidade indígena e ervas medicinais, trazendo falas da Xaryi Selma (anciã em Pinhalzinho); e um livro de atividades para a aprendizagem do Guarani. Entendemos que a organização de materiais didáticos para o ensino de línguas indígenas no contexto paranaense é urgente e fundamental para a manutenção de direitos linguísticos e processos de retomada e resistência.
Título do Evento
IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e do Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAIA, Aline De Paula; FREITAS, Isabely Schermak Sanson; COUTO, Ligia Paula. O ENSINO DE LÍNGUA GUARANI NOS 8º E 9º ANOS: ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS.. In: Anais do simpósio internacional pensar e repensar a América Latina e do congresso internacional pensamento e pesquisa sobre a América Latina. Anais...Sao Paulo(SP) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pensar-e-repensar/929278-O-ENSINO-DE-LINGUA-GUARANI-NOS-8-E-9-ANOS--ELABORACAO-DE-MATERIAIS-DIDATICOS. Acesso em: 12/11/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes