ENCRUZILHADAS PEDAGÓGICAS: ESTUDANDO A PEDAGOGIA DOS AFETOS ATRAVÉS DE LENTES DECOLONIAIS

Publicado em 10/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1241-6

Título do Trabalho
ENCRUZILHADAS PEDAGÓGICAS: ESTUDANDO A PEDAGOGIA DOS AFETOS ATRAVÉS DE LENTES DECOLONIAIS
Autores
  • Solar Morgado
Modalidade
Resumo para Seminário de Pesquisa
Área temática
Arte e Pensamento na América Latina
Data de Publicação
10/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pensar-e-repensar/928952-encruzilhadas-pedagogicas--estudando-a-pedagogia-dos-afetos-atraves-de-lentes-decoloniais
ISBN
978-65-272-1241-6
Palavras-Chave
pedagogia, afetos, decolonialidade
Resumo
O presente trabalho investigou propostas educacionais que dialogam com uma pedagogia pautada pelos afetos e suas possibilidades enquanto educação decolonial. Os principais autores utilizados foram Luiz Rufino (2019), bell hooks (2017), Paulo Freire (1996) e Catherine Walsh (2009). Amparei-me, ainda, de forma teórico-prática em compreensões coletivamente traçadas no Laboratório de Pedagogia dos Afetos (2021), coordenado por Lucas Mendes e Beatriz Barros, bem como na educação Guarani e no Kindezi - educação bakongo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica e análise do trabalho desempenhado pelo projeto Vamos Juntos! (ONG SETE, Goiânia, Goiás) em 2019. Para tanto introduzi os conceitos de Colonialidade, Teoria Decolonial e Pedagogia Decolonial a partir de Walsh (2009); trouxe referências de pedagogia nessa linha com base nos autores selecionados, para, juntamente com Laboratório de Pedagogia dos Afetos, conceituar a pedagogia dos afetos; e analisei a minha experiência na ONG SETE, a partir das referências trazidas e da pedagogia dos afetos. Resultou-se que a pedagogia dos afetos se mostra como alternativa possível à lógica colonial de educação, desde que questionemos as bases filosóficas, cosmogônicas e epistemológicas nas quais nos fundamos enquanto sociedade, nos orientamos enquanto sujeitos e produzimos conhecimento, entendendo como age a colonialidade e seus mecanismos de dominação. Traçou-se ainda alguns aspectos fundamentais da pedagogia dos afetos.
Título do Evento
IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e do Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORGADO, Solar. ENCRUZILHADAS PEDAGÓGICAS: ESTUDANDO A PEDAGOGIA DOS AFETOS ATRAVÉS DE LENTES DECOLONIAIS.. In: Anais do simpósio internacional pensar e repensar a América Latina e do congresso internacional pensamento e pesquisa sobre a América Latina. Anais...Sao Paulo(SP) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pensar-e-repensar/928952-ENCRUZILHADAS-PEDAGOGICAS--ESTUDANDO-A-PEDAGOGIA-DOS-AFETOS-ATRAVES-DE-LENTES-DECOLONIAIS. Acesso em: 07/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes