MONITORIA DE CLINICA II NO ENSINO-APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0290-5

Título do Trabalho
MONITORIA DE CLINICA II NO ENSINO-APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Maria Elivânia Alves de Oliveira
  • Wesley Ferreira Costa
  • Tamires Araujo Souza
  • Janice Dávila Rodrigues Mendes
Modalidade
Painel
Área temática
Atividades Inovadoras de Ensino e/ou Extensão em Odontologia
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/odonto23/653281-monitoria-de-clinica-ii-no-ensino-aprendizado--relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0290-5
Palavras-Chave
Monitoria, Odontologia, Ensino
Resumo
INTRODUÇÃO: O processo de monitoria é uma atividade que desenvolve o aprendizado e habilidades necessárias para iniciar à docência, durante a partilha de conhecimentos o decente consegue aprofundar conhecimentos, pois fortalece o que já sabe, aprende novas coisas e vai desenvolvendo e consolidando a percepção da mesma contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino dos cursos de graduação pois a mesma é um instrumento de metodologia que incorpora o discente nas práticas de educação. OBJETIVO: Objetivo deste trabalho e relatar a experiência de uma decente monitora de Clinica II, do curso de Odontologia do Centro Universitário INTA/ UNINTA. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de 6 meses no modulo de Clinica II, envolvendo aulas teóricas e práticas na qual houve participação em aulas teóricas e acompanhamento dos alunos durante o atendimento, elaboração de resumos e mapas mentais para ajudar com o conteúdo abordado pelo professor, contribuindo para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino dos cursos de graduação. A monitoria é um instrumento de metodologia que incorpora o discente nas práticas de educação o monitor ajuda tanto o professor como os alunos, através de demonstrações, momento tira dúvidas, e auxilio clinico. RESULTADOS: O conhecimento adquirido durante o decorrer da monitoria é altamente relevante para o desenvolvimento da atividade, sendo possível desenvolver competências que servem de base para a futura carreira acadêmica. permitindo que o monitor tivesse nova forma de aprendizado, e início na vida docente. CONCLUSÃO: Portanto, fica evidente a importância do projeto de monitoria da referida disciplina, pois este serve como suporte na construção do aprendizado acadêmico. Além disso, a monitoria é importante para formação educacional, a partir do conhecimento adquirido do professor orientador e dos alunos despertar e fortalecer a vocação para a docência, além de estimular a criação de novas formas de praticas de ensino.
Título do Evento
II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Maria Elivânia Alves de et al.. MONITORIA DE CLINICA II NO ENSINO-APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/odonto23/653281-MONITORIA-DE-CLINICA-II-NO-ENSINO-APRENDIZADO--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 18/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes