APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICO: ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (EOCA).

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Ideal - DeVry | Faci
Título do Trabalho
APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICO: ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (EOCA).
Autores
  • Maria Cristina Mendes Gomes
  • RAFAELA DE NAZARE SERIO BRITO
  • ANA VITÓRIA FONSECA DE QUEIROZ
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44593-aplicacao-de-um-instrumento-de-avaliacao-psicopedagogico--entrevista-operativa-centrada-na-aprendizagem-(eoca)
ISSN
Palavras-Chave
Eoca. Avaliação Psicopedagógica.Observação.Aprendizagem.
Resumo
Introdução: Aplicação de um instrumento de avaliação psicopedagógico: entrevista operativa centrada na aprendizagem (EOCA). A problemática foi verificar se através desse instrumento seria possível identificar a modalidade de aprendizagem e aprender a manusear e analisar o resultado com uma criança voluntária. A relevância se justifica pelo fato de fazer parte de uma atividade da disciplina Fundamentos de Psicopedagogia. Objetivo: Aprender a aplicar o instrumento e avaliar os aspectos cognitivos e afetivos do sujeito com a aprendizagem. Metodologia: Estudo de caso, metodologia ativa e observação. Desenvolvimento: A partir da leitura de Sampaio (2009) foi construída a caixa com a lista de objetos e planejado as perguntas. Os responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) autorizando a participação e divulgação dos resultados em eventos científicos. Participaram 3 acadêmicas de Pedagogia, sendo uma aplicando e as outras fazendo registros e observação. O local foi numa sala de aula com espaço previamente arrumado para acolher um menino de 11 anos, cursando o sexto ano em escola privada. Foi utilizado uma caixa contendo 26 itens de acordo com a faixa etária relacionado com o lúdico e materiais utilizados na escola e no cotidiano. Iniciou-se com a consigna, solicitando que abrisse a caixa e mostrasse o que sabia fazer ou foi ensinado com os objetos que continha na caixa, o sujeito passou a interagir com os objetos e utilizou papel, lápis, canetinhas color, tesoura, montou quebra cabeça ficando a maior parte do tempo fazendo dobraduras de papel, após concluir o tempo estimado de 50 minutos foi solicitado que guardasse o material e posteriormente realizado uma análise. Após a conclusão da aplicação foi organizado os registros e redigido o resultado o qual contém o tema, a dinâmica, o produto e a descrição da modalidade de aprendizagem. Resultado: O menino se encontra em duas modalidades de aprendizagem hipoassimilativo, pois ele utilizou apenas 9 dos 26 objetos da caixa, e hipoacomodativo por que ¬¬dos objetos escolhidos não esgotou as possibilidades de uso. Considerações finais: Após a aplicação do instrumento foi constatado que o mesmo é valido para identificação da modalidade de aprendizagem; foi possível aplicar esse instrumento em apenas uma aula; o mesmo foi de fácil aplicação; foi possível reconhecer na criança os aspectos físicos, afetivos e cognitivos. Como desdobramento para aprimorar a avaliação do sujeito, a equipe sugere outro teste o TDE (Teste de Desempenho Escolar) que oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura. A metodologia ativa e aplicação prática de instrumentos foi eficaz para o graduando se apropriar das habilidades necessárias ao mercado de trabalho.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Maria Cristina Mendes; BRITO, RAFAELA DE NAZARE SERIO; QUEIROZ, ANA VITÓRIA FONSECA DE. APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICO: ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (EOCA)... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44593-APLICACAO-DE-UM-INSTRUMENTO-DE-AVALIACAO-PSICOPEDAGOGICO--ENTREVISTA-OPERATIVA-CENTRADA-NA-APRENDIZAGEM-(EOCA). Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes