O USO DO WHATSAPP® EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO DISTRITO FEDERAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-742-1

Título do Trabalho
O USO DO WHATSAPP® EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO DISTRITO FEDERAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Luana Rodrigues Gomes
  • Andreia Correia
  • Virgílio Luiz Marques de Macedo
  • Renes Shinaider Do Nascimento Amaral
  • Aline de Oliveira Costa
Modalidade
3º PesquisaSUS - Trabalhos e Experiências Educativas - PÚBLICO EXTERNO
Área temática
Comunicação em saúde
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mostraescolafiocruzbsb/470555-o-uso-do-whatsapp%ae-em-uma-equipe-de-saude-da-familia-do-distrito-federal--relato-de-experiencia
ISBN
978-65-5941-742-1
Palavras-Chave
Atenção Primária à Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação.
Resumo
Participaram da experiência enfermeiros integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Escola de Governo Fiocruz, vigência 2020-2022, que estavam inseridos em uma equipe de Saúde da Família (eSF), na Região de Saúde Leste do Distrito Federal, no contexto do início da pandemia da Covid-19, em 2020. Esse cenário provocou debates sobre formas de manter o acesso a grupos prioritários sem oferecer riscos para a população, tendo em vista que vários serviços foram suspensos em todo o território nacional. Na realidade da UBS em questão, no contexto da pandemia, os mesmos profissionais que realizam todas as atividades inerentes da Atenção Primária à Saúde (APS) também passaram a realizar acolhimento e atendimento clínico a pacientes com sintomas respiratórios, reduzindo o tempo disponível de atendimento específico para a sua própria eSF. Com isso foi proposto e iniciado o uso do WhatsApp® como forma de ampliar o acesso aos pacientes da equipe. Após vivenciar a experiência, os participantes refletiram de forma sistematizada o que foi vivenciado, com base em cinco tempos, conforme proposto por Holliday OJ (2006), sendo eles: ponto de partida, por meio da reflexão individual de cada integrante; levantamento de perguntas iniciais, que geraram o objetivo do trabalho; recuperação do processo vivido, com a junção dos relatos individuais; a reflexão de fundo, por meio da reflexão crítica; e a definição dos pontos de chegada, com a definição das conclusões e das aprendizagens ao final do processo. Durante a experiência, ao passar o pico da primeira onda, e com a retomada da carteira de serviços da APS, mesmo que em parte, devido à necessidade de continuidade do cuidado aos usuários e seguindo todos as precauções necessárias para evitar a transmissão da Covid-19, observava-se o medo da população em comparecer à UBS e dos profissionais também frente a ida dos usuários, devido às aglomerações geradas. Por meio das reuniões de equipe foram realizadas discussões sobre possíveis formas de manter o acesso desses pacientes ao serviço de saúde. Com isso, o WhatsApp®, foi escolhido por ser capaz de ampliar o acesso em outros períodos, e, no contexto da pandemia, contribuir na diminuição dos danos causados pelo não acesso, considerando ainda a diminuição da transmissão da Covid-19 com a redução de pacientes na UBS. Nessa experiência, foi observado que a falta de recurso financeiro e material, como não ter internet móvel e um aparelho obsoleto, dificultaram o uso do WhatsApp®, além da sobrecarga dos profissionais e a resistência inicial de alguns integrantes da equipe que dificultaram colocar em prática o uso dessa ferramenta. Contudo, várias potencialidades foram percebidas, como: a facilidade no acesso, o fortalecimento do vínculo entre a comunidade e a equipe, a otimização do tempo, a redução da exposição dos pacientes frente ao SarsCov-2 e a melhora na informação e orientação da população. Destarte, o uso da tecnologia virtual, embora observada a eficácia, não substitui o cuidado presencial, mas, indica um complemento de ações, de modo que, ao ser utilizado, mostra sua relevância. Ainda, haja vista a importância das ações que ampliam o acesso ao usuário, espera-se maior investimento no uso de tecnologias pautadas em políticas públicas para a saúde que façam com que o Sistema Único de Saúde (SUS) aprimore cada dia mais as suas atuações em prol da população.
Título do Evento
Mostra Escola de Governo Fiocruz Brasília
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Pesquisasus: Coletânea de Trabalhos e Experiências da Mostra da Escola de Governo Fiocruz-Brasília
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Luana Rodrigues et al.. O USO DO WHATSAPP® EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO DISTRITO FEDERAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Pesquisasus: Coletânea de Trabalhos e Experiências da Mostra da Escola de Governo Fiocruz-Brasília. Anais...Brasília(DF) Fiocruz, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mostraescolafiocruzbsb/470555-O-USO-DO-WHATSAPP%ae-EM-UMA-EQUIPE-DE-SAUDE-DA-FAMILIA-DO-DISTRITO-FEDERAL--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

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