USO DA SIMULAÇÃO CLÍNICA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 27/01/2021 - ISSN: 2237-4701

Título do Trabalho
USO DA SIMULAÇÃO CLÍNICA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Meg Caroline do Couto
  • Renata Marien Knupp Medeiros
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
FORMAÇÃO EM SAÚDE
Data de Publicação
27/01/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mostraenf/307905-uso-da-simulacao-clinica-na-educacao-permanente-sobre-parada-cardiorrespiratoria--relato-de-experiencia
ISSN
2237-4701
Palavras-Chave
Palavras-chave: Enfermagem, Parada cardiorrespiratória, Educação Permanente.
Resumo
Introdução: A parada cardiorrespiratória é uma condição emergencial provocada pela interrupção súbita do pulso arterial e respiração, condições vitais para o ser humano. O êxito no desempenho da reanimação aumenta as possibilidades de reversão e sobrevivência do paciente. Assim, a formação profissional para atuação em parada cardiorrespiratória é importante para assegurar técnica correta e potencialmente salvadora. Nesse contexto, o treinamento simulado é tido como estratégia valiosa para capacitar a equipe de saúde em ambiente controlado e seguro. Objetivo: Descrever a experiência de uma enfermeira residente na realização de educação permanente sobre assistência de enfermagem ao paciente em parada cardiorrespiratória com a utilização de simulação clínica. Metodologia: Relato de experiência sobre a utilização de simulação clínica por enfermeira residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal de Rondonópolis, em um hospital de grande porte de Mato Grosso. As atividades ocorreram em julho de 2020, junto as equipes de enfermagem da internação oncológica, com duração aproximada de 40 minutos. Resultados: A simulação iniciou-se com o Briefing para esclarecer o cenário hipotético, dados clínicos e demais informações necessárias ao desenvolvimento da atividade. Um simulador foi posicionado no leito da sala de emergências para receber intervenções da equipe. Durante o procedimento, verificou-se o desconhecimento sobre algumas técnicas de reanimação e falha na comunicação interprofissional, contudo, no momento Debriefing foi possível esclarecer dúvidas e explorar os déficits para qualificação da assistência. A satisfação em participar da atividade foi unanime. Conclusões: O emprego da simulação no ensino da assistência à parada cardiorrespiratória foi exitosa, por ter proporcionado interação entre profissionais e reflexão crítica sobre a prática, falsa sensação de preparo e necessidade de aperfeiçoamento; desenvolvimento de habilidades técnico-científicas de reanimação ampliando a segurança na tomada de decisões; e o reconhecimento da importância do papel do enfermeiro frente ao procedimento.
Título do Evento
VII Mostra Científica de Enfermagem e III Seminário da Pós-Graduação em Saúde
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra Científica de Enfermagem e do III Seminário da Pós-Graduação em Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COUTO, Meg Caroline do; MEDEIROS, Renata Marien Knupp. USO DA SIMULAÇÃO CLÍNICA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da VII Mostra Científica de Enfermagem e do III Seminário da Pós-Graduação em Saúde. Anais...Rondonópolis(MT) UFR, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mostraenf/307905-USO-DA-SIMULACAO-CLINICA-NA-EDUCACAO-PERMANENTE-SOBRE-PARADA-CARDIORRESPIRATORIA--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

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