{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Síntese do Sustentare & WIPIS 2025

O evento Sustentare & WIPIS 2025, realizado em novembro de 2025, destacou-se como um encontro científico relevante que congregou um vasto público, incluindo pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais e entusiastas dedicados à discussão de temas relacionados à sustentabilidade e à gestão de recursos hídricos. Este evento foi fruto de uma colaboração entre a Universidade de São Paulo (USP), a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e a Agência e os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ).

A participação da PUC-Campinas deu-se por meio do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS), enquanto a USP contribuiu por meio da Faculdade de Saúde Pública e do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB). A Agência das Bacias PCJ esteve representada pelo Grupo de Trabalho Indicadores e Monitoramento da Câmara Técnica de Proteção e Conservação dos Recursos Naturais (CT-RN) e pela Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID).

O objetivo primaz do Sustentare & WIPIS 2025 consistiu em fomentar a discussão sobre práticas de sustentabilidade e preservação ambiental, promover o desenvolvimento sustentável e propor diretrizes para gestores de recursos hídricos, tanto no Brasil quanto em outros países. O evento também buscou proporcionar um espaço para que a comunidade científica e profissional compartilhasse os resultados de suas pesquisas, bem como divulgasse conhecimentos e experiências relevantes.

Com um formato híbrido, o Sustentare & WIPIS 2025 incluiu atividades presenciais nas instalações da PUC-Campinas e da USP, além de sessões realizadas em plataformas online, de forma síncrona e assíncrona. A plataforma Even3 (especializada na realização de eventos virtuais) foi utilizada para a gestão do ambiente virtual do evento, acessível pelo link: https://www.even3.com.br/sustentare-wipis-2025-533538/. A organização e suporte das atividades online contaram com a expertise da Acquaviva – Eventos Digitais, que gravou e disponibilizou palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos no YouTube, através do canal disponível em https://www.youtube.com/c/SustentareWipis.

A comissão organizadora do Sustentare & WIPIS 2025 expressa seus sinceros agradecimentos pelo apoio e patrocínio dos Comitês das Bacias Hidrográficas do PCJ, da CAPES - Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, bem como às empresas colaboradoras. Os subsídios financeiros concedidos por indivíduos e entidades, listados a seguir, foram fundamentais para cobrir todos os custos do evento, assegurando, sobremaneira, que não houvesse cobrança de taxas aos inscritos e participantes.

 

1)     APOIOS e PATROCÍNIOS - PESSOA JURÍDICA

 

ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais Pelo Desenvolvimento Sustentável

Editora Alumni IN

BACIAS PCJ - Agência e Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

CAPES - Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior

CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Escola de Engenharia de Lorena

Esfera Educação Cultura e Editora Ltda.

ORIZON

PRME - Principles for Responsible Management Education 

 

2)     APOIADORES - PESSOA FÍSICA

OURO 

Marcos Ricardo Rosa Georges

PRATA

Guilherme José Sobral Ponzi

Luana Pessoa Genuino

Mairla Meneses Lopes Teles

Monica carvalho

Rui Rodrigues de Brito

BRONZE

Adeildo Cabral da Silva

Adriano Carlos Moraes Rosa

Antonio Carlos Zuffo

Belmiro do Nascimento João

Eduardo Frare

Érika Alves Tavares Marques

Febriana Marcela Amaral Tefa

Giselle Drumond Lage Assis Coura

João Paulo Martins Do Carmo

Julia Castro Mendes

Kátia da Silva Vianna Menezes

Leonor Farias

Luis Filipe Rodrigues

Luiz Antonio de Oliveira

Maria Neuza da Silva Oliveira

Nelson Sartori Junior

Nubia Deborah Araujo Caramello

Paulo Márcio Da Silva Schiffini

Pia Passeto

Rejanea Oliveira Brito Matusaiki

Silas Garcia Aquino de Sousa

Simone Cristina De Oliveira

 

EIXOS TEMÁTICOS DO SUSTENTARE & WIPIS 2025

 

O Sustentare WIPIS 2025 abordou uma ampla gama de temas relevantes para a sustentabilidade e gestão de recursos hídricos, e que foram organizados em 10 eixos temáticos:

1.               Cidades Inteligentes e Sustentáveis 

2.               Desenvolvimento Sustentável na Amazônia

3.               Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade        

4.               Inovação, Transformação Digital e Sustentabilidade

5.               Integração Sustentável entre o RURAL e o URBANO

6.               Educação para a Sustentabilidade    

7.               Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Básico

8.               Organizações, Responsabilidade Social e Sustentabilidade

9.               Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável     

10.            Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas

 

1)     Cidades Inteligentes e Sustentáveis 

Coordenação: Prof. Diego de Melo Conti (PUC-Campinas) e Prof. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira (Unitau)

Para a área temática de Cidades Inteligentes e Sustentáveis foram recebidos a contribuição de artigos de pesquisa ou de revisão, compreendendo temas relacionados a inovação, dinâmicas socioespaciais e a sustentabilidade no contexto do planejamento urbano e regional.

Os tópicos-chave desta área temática estão relacionados a pesquisas sobre políticas e instrumentos urbanos inovadores; governança participativa e colaborativa na produção do espaço urbano; economias sustentáveis no contexto da cidade; práticas e ações relacionadas ao urbanismo social; sistemas inteligentes e aplicação de tecnologias em cidades; dentre outros temas relacionados a temática principal. 

2)     Desenvolvimento Sustentável na Amazônia  

Coordenação:  Profa. Dra. Kátia Viana Cavalcante (UFAM) e Prof. Dr. Duarcides Ferreira Mariosa.

Esta área temática priorizou o recebimento de trabalhos com discussões teóricas, estudos de caso e revisões de literatura sobre conceitos e práticas relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade da região Amazônica. Os trabalhos nesta área abordaram as discussões sobre a conservação do bioma Amazônico, bioeconomia, desmatamento, queimadas, biopirataria, garimpo, mineração, exploração agropecuária, mudanças climáticas, doenças tropicais, condições dos povos originários e das comunidades tradicionais, gestão territorial, exploração sustentável dos recursos naturais, cadeias produtivas sustentáveis, planejamento e gestão de negócios sustentáveis, governança e sustentabilidade amazônica, tecnologias e inovações sustentáveis, políticas públicas e ações institucionais voltadas para a promoção do desenvolvimento da região Amazônica.

3)     Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade  

Coordenação: Profa. Dra. Cibele Roberta Sugahara e Prof. Dr. Tadeu Fabrício Malheiros

Para a área temática Indicadores e Avaliação de Sustentabilidade foram recebidas a contribuição de trabalhos com discussões teóricas, estudos de casos e revisões de literatura que, no campo da sustentabilidade, discutam entre outros os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, indicadores de universalização do saneamento e enfoques de avaliação integrada do NEXO – Alimento, Água e Energia.

A institucionalização da Agenda 2030, com a definição das metas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, coloca um desafio adicional aos gestores de políticas públicas: a organização do sistema de indicadores aplicado ao paradigma do desenvolvimento sustentável.

Para acompanhar a implementação das metas de desenvolvimento sustentável, alinhada aos diversos compromissos nacionais e internacionais, é fundamental estabelecer capacidade técnica e tecnológica para a coleta e análise de dados, considerando as realidades locais e o contexto dos problemas globais, bem como estabelecer processos que garantam qualidade, transparência, acesso e ética no uso e na aplicação dessas informações.

É fundamental também realizar pesquisas aplicadas para o desafio da operacionalização de indicadores capazes de efetivamente orientar políticas e processos de gestão associados ao desenvolvimento sustentável.

Outro ponto crítico refere-se às bases de dados atualmente existentes para tratar do tema do saneamento, na perspectiva da sustentabilidade, como o Sistema Nacional de Informações em Saneamento – SNIS e as limitações que apresentam para que possam efetivamente informar tomadores de decisão e sociedade das lacunas de provisão dos serviços de saneamento sustentável a todos, e eliminar as desigualdades nos acessos, onde as parcelas socialmente mais vulneráveis são aquelas com maior déficit nos serviços oferecidos. 

4)     Inovação, Transformação Digital e Sustentabilidade

Coordenação: Profa. Dra. Claudia Terezinha Kniess (UNIFESP) e Prof. Dr. Belmiro do Nascimento João (PUC-SP).

Nesta área temática, os trabalhos recebidos exploraram a interface entre tecnologias emergentes, inovação organizacional e sustentabilidade. Os tópicos abordados incluíram inteligência artificial verde, blockchain para cadeias sustentáveis, Indústria 4.0, startups de impacto, economia digital inclusiva, bem como como ferramentas digitais podem acelerar a transição para modelos econômicos sustentáveis.

5)     Integração Sustentável entre o RURAL e o URBANO

Coordenação: Prof. Dr. José Assumpção de Abreu Demarchi (Instituto de Zootecnia – IZ).

A área temática explora formas de conectar territórios urbanos e rurais de maneira equilibrada e sustentável. Os temas incluem cadeias curtas de produção, agricultura urbana, infraestrutura ecológica, sistemas alimentares sustentáveis, políticas para a redução das desigualdades territoriais e sinergias entre produção rural e consumo urbano.

 

6)     Educação para a Sustentabilidade  

Coordenação: Profa. Dra. Kátia Viana Cavalcante e Prof. Dr. Tadeu Fabrício Malheiros

Esta área temática priorizou o recebimento de trabalhos que dialogavam com a Rede de Educação Básica no Brasil e internacionalmente, apresentando estudos que demonstraram como alcançar as escolas, os espaços não formais e inserir as temáticas ambientais (sociais e hídricas) e do desenvolvimento sustentável no aprendizado, com atenção aos preceitos do ODS 4 da Agenda 2030 – Educação de Qualidade.

Corroborando, assim, a formação de cidadãos transformadores, capazes de refletir sobre como suas ações impactam os meios social, cultural, ambiental, econômico e político em que estão inseridos, incentivando mudanças comportamentais e tratando de assuntos ligados à sustentabilidade, tais como consumo predatório, degradação ambiental, conflitos socioambientais, violação de direitos humanos, entre outros.

Em especial, esta área constituiu um espaço para o relato das experiências do Mestrado Profissional em Rede Nacional Para Ensino das Ciências Ambientais, em parceria com a Agência Nacional de Água e Saneamento Básico, e como isto está resultando em projetos de atuação e na produção de materiais educacionais que levam o tema da água para as escolas, de forma alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 

7)     Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Básico 

Coordenação: Dr. João José Assumpção de Abreu Demarchi e Profa. Dra. Denise Helena Lombardo Ferreira     

O eixo temático Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Básico abrange a governança e gestão dos recursos hídricos e saneamento básico na agenda política nacional e internacional, com as seguintes abordagens:

Análises teóricas e metodológicas em gestão dos recursos hídricos e saneamento visando à sustentabilidade dos ecossistemas; Estudos sobre as mudanças climáticas e os impactos na disponibilidade e demanda hídricas; Discussões relacionadas aos recursos hídricos desigualmente distribuídos no território, gestão dos múltiplos usos da água e dos recursos relacionados, e acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário; Sistema de governança multinível da água, em termos de coordenação estadual e federal, gestão descentralizada e integrada dos recursos hídricos; Planejamento e governança das bacias hidrográficas; e Tecnologias hídricas.

8.     Organizações, Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Coordenação: Prof. Dr. Luciano Ferreira da Silva (Uninove), Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho (PUC-Campinas) e Prof. Dr. Aimãn Ibrahim Mourad (FEI).

A área temática abrange práticas e estratégias corporativas relacionadas à responsabilidade social, à sustentabilidade organizacional e ao impacto positivo nas comunidades. Inclui ESG, economia circular, gestão de stakeholders, certificações socioambientais, relatórios de sustentabilidade, diversidade e inclusão, além de inovações sociais promovidas por empresas e instituições.

9)     Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável      

Coordenação: Prof. Dr. Samuel Carvalho De Benedicto e Prof. Dr. Duarcides Ferreira Mariosa

Esta área temática priorizou o recebimento de trabalhos que tratam das políticas públicas, do seu processo decisório, do monitoramento, da avaliação e da sua relação com a promoção do desenvolvimento sustentável.

Os trabalhos nesta área centraram as discussões sobre o papel do Estado na promoção de políticas públicas que abarcam as várias dimensões da sustentabilidade e contribuam para superar a concepção ainda prevalecente de que a promoção do progresso seria realizada apenas pelas forças da economia de mercado eliminando, assim, o crescimento obtido ao custo de elevadas externalidades negativas, sejam sociais ou ambientais. 

Os trabalhos submetidos demonstraram que o equilíbrio dinâmico entre estas dimensões da sustentabilidade possibilita que os agentes gestores ou promotores de políticas públicas possam produzir planos e decisões de maneira equilibrada e sistêmica, construindo soluções para os maiores desafios que apresentam os tempos atuais e futuros.

10) Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas

Coordenação: Prof. Dr. Maurício Lamano Ferreira (USP) e Profa. Dra. Maria Fernanda Campos Lemos (PUC-RJ).

Os trabalhos recebidos nesta área temática abordaram estratégias e ações para fortalecer a capacidade adaptativa de comunidades, ecossistemas e setores econômicos diante dos impactos das mudanças climáticas. Tópicos incluem infraestrutura resiliente, florestas urbanas, planos de adaptação, soluções baseadas na natureza, justiça climática e gestão de riscos climáticos.

 Apresenta-se na Figura 01, por eixo temático, a quantidade de trabalhos recebidos: 

Figura 01 — Total de Trabalhos Submetidos no Sustentare?& WIPIS 2025

SOBRE OS INSCRITOS 

 Entre os dias 24 e 28 de novembro de 2025, o Sustentare & WIPIS 2025 recebeu 4.556 inscrições de pesquisadores, profissionais, professores, estudantes e demais agentes interessados em apresentar resultados de pesquisas e trabalhos, e em debater questões relacionadas ao uso de indicadores, à sustentabilidade e à gestão de recursos hídricos.

Provenientes de universidades, institutos de pesquisa, organizações civis e órgãos de governo, de países próximos e de outros continentes, as 674 submissões resultantes da chamada para trabalhos foram duplamente avaliadas às cegas pelo comitê científico, tendo sido aprovadas um total de 578. Estes artigos são os que constituem os Anais do Sustentare & WIPIS 2025, distribuídos em suas 10 áreas temáticas já descritas anteriormente.

O evento recebeu inscritos de todos os estados da federação, além do Distrito Federal, num total de 775 cidades. Também recebeu inscritos de diferentes países, além do Brasil, incluindo, entre outros: Alemanha, Angola, Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Haiti, Itália, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido e Uruguai. Há inscritos de pelo menos 300 instituições, incluindo mais de 30 universidades federais e diversas universidades estaduais e particulares, diversos institutos federais e instituições privadas, além de prefeituras, do Ministério Público e de demais agentes e representantes da sociedade civil. O evento contou ainda com 102 avaliadores, 63 convidados-palestrantes e 15 membros dedicados em tempo integral à coordenação e à organização. 

Os editores e membros da comissão organizadora do Sustentare & WIPIS 2025 sentem-se honrados e plenamente satisfeitos com os resultados alcançados e esperam repetir o sucesso dessa edição nas próximas edições.

 EDITORES

Bruna Angela Branchi

Diego de Melo Conti

Duarcides Ferreira Mariosa

Marcos Ricardo Rosa Georges

Orandi Mina Falsarella

Samuel Carvalho De Benedicto

Tadeu Fabrício Malheiros

 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

sustentare.wipis@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}